Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

O que não queria ter que pedir…

Primeiro que tudo, obrigada a todos os que se dirigiram ao Hospital para doar sangue. Efectivamente deu resultado, porque as plaquetas chegaram e só vieram mesmo para a Nídia.

Infelizmente as notícias não são as melhores e por isso venho agora pedir o que nunca pensei ter que pedir.

A recaída confirmou-se e neste momento a única possibilidade de cura é o transplante.

Os “se” são muitos.

Se a Nídia ultrapassar a quimioterapia, se o organismo dela reagir e entrar em remissão, se encontrarmos dador, se ela resistir ao transplante, se…

Neste momento sentimos-nos verdadeiramente impotentes e inúteis. A única coisa que podemos fazer é pedir ao maior n.º de pessoas possível que se inscrevam como dadores de medula, aumentando dessa forma a possibilidade de se encontrar um dador compatível para a Nídia (ou para tantas outras Nídias por aí…).

Custa alguma coisa para o dador? Nada! Só os 10 minutos que se perde na inscrição, em que são recolhidas amostras de sangue como para as análises sanguíneas banais.

Em todo o processo o risco para o dador é inexistente.

Encontrando-se um dador compatível, o processo de transplante é simplíssimo. Durante 2/3 dias o dador recebe injecções de Factor de Crescimento, um químico que irá provocar o aumento de células-mãe (as células que se encontram na medula e dão origem às várias células sanguíneas).

No dia do transplante, é retirado sangue ao dador como para uma doação de sangue e numa máquina exterior separam-se essas células-mãe em abundância do restante sangue. Dói? O mesmo que uma picada para fazer análises… Que irá salvar a vida de alguém.

Como podem fazer:

Inscrição como dador: http://www.chsul.pt

COLHEITAS LISBOA:

Centro de Histocompatibilidade do Sul

Hospital Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres,
1171769-001 LISBOA

Telf:: 21 750 41 00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a Quinta-feira das 8 às 16 horas
Sexta-feira das 8 às 15 horas

COLHEITAS COIMBRA:

Centro de Histocompatibilidade do Centro

Praceta Prof. Mota PintoEdifício S. Jerónimo – 4º piso
Apartado 9041 3001-301 COIMBRA

Tlf: 239 480 700

COLHEITAS PORTO:

Rua Dr. Roberto Frias Pav. Maria Fernanda
4200-467 Porto

Tlf: 225 573 470

Horário: Aberto das 9 às 17 de 2ª a 6ª feira.

Postos Móveis PORTO:

07-09-2009 – Pingo Doce, Valadares (manhã)
10-09-2009 – Axa Seguros, Porto (todo o dia)
12-09-2009 – Junta de Freguesia de Joane, Famalicão (manhã)
12-09-2009 – Hospital Agostinho Ribeiro, Felgueiras (todo o dia)
14-09-2009 – Pingo Doce, Canidelo (manhã)
15-09-2009 – Yves Rocher Portugal, Maia (manhã)
15-09-2009 – Pingo Doce, Armazéns (manhã)
16-09-2009 – Pingo Doce, S. Pedro da Cova (manhã)
17-09-2009 – Empresas Salgado & Neto, SN2 Confecções, Lda, Lousada (todo o dia)
18-09-2009 – Pingo Doce, S. João da Madeira (manhã)
19-09-2009 – Farmácia Cruz Maia, Gondomar (manhã)
24-09-2009 – Cabelte, Arcozelo (todo o dia)

OBRIGADA!

Bisouxxx

56 Discussions on
“O que não queria ter que pedir…”
  • Oh pá, lamento muito que essas coisas aconteçam. Acho a história dos cancros uma coisa assustadora e conheço uma rapariga que tem leucemia, mas ela teve a sorte de ter muitos irmãos e um deles era compatível.

    Eu gostava mais de ser dadora de medula do que de sangue, exactamente porque sempre tenho ouvido dizer que é uma coisa muito simples e que nao custa nada. Mas a tal história de ter menos de cinquenta quilos mantém-se e não posso ser dadora, já me informei!
    Mas fico a torcer pela Nídia. Força!

  • Como já te tinha dito, inscrevi-me como dadora há uns meses, numa iniciativa aqui da instituição financeira onde trabalho. Se for compatível, terei todo o gosto em ajudar.

    Beijinho de força.

  • Apesar de não saber se consigo dar sangue (questões fisiológicas), vou fazer essa tentativa e esse esforço! É uma coisa que confesso que tenho adiado mas que quero muito mudar…

    Vou fazer a minha parte e torcer mt para que a tua irmã se cure!

  • Vanessa,

    Eu não posso dar sangue (tenho menos de 50Kg) mas o N. pode e é dador.

    Vi o teu outro apelo ontem e falei com ele, e claro que disse que ia mas esta semana não era possível.
    Fico triste em saber que apesar do apelo ter dado resultado, a Nídia não está melhor…

    Já tínhamos falado sobre ser dador de medula e o N. vai-se inscrever para a semana.

    Bjs e pensamento positivo!

  • Não posso doar sangue mas desde que li um post teu a explicar o processo ando a pensar inscrever como dador de medula. Acho que chegou o dia. Vai correr tudo bem, muita força e esperança. bjinhos de apoio

  • Desejo-vos toda a sorte do mundo!! Sou dadora de sangue e estou inscrita como dadora de medula…
    Muita esperança, força e não desistam! Não páres de divulgar esta mensagem…
    Posso divulgar este teu pedido no meu blog?

  • Inscrevi-me como dadora quando li o teu outro post. Aguardo que me chamem para a recolha de sangue. Torço muito para que vos possa ajudar. Muita força e pensamento positivo!!!
    Beijinhos

  • O que não querias ter de pedir, e o que nós não queríamos ter de ler 🙁 🙁
    Vou continuar a torcer por vocês.
    Já estou inscrita no Cedace.
    Espero que se encontre um dador compatível o mais rápido possível.
    Beijinho grande

  • Ler-te hoje, foi o reviver da "história" do meu pai… como eu te compreendo!
    Não percas as esperanças nunca e essencialmente a tua irmã se mantenha sempre com força… os médicos dizem q é meio caminho andado para um final feliz :)!!!
    Se precisares de alguma coisa … tens-me á distâncis de um clique, balé?

  • Me, tem fé, porque tudo se irá resolver.Acredita que o dador vai aparecer, porque vai. Vou-me increver e obrigar as pessoas que conheço a se increverem. Espero que possamos ajudar.
    Beijinhos e muita força.

  • Olá! Tenho acompanhado o teu blog há algum tempito, embora nunca tenha comentado. Estou muito solidária com esta situação que atravessas, pois também já tive uma semelhante (no caso uma criança de 3 anos). É uma angústia constante, bem sei. Há muito tempo que penso em me inscrever como dadora de medula, mas fui adiando. Agora não vou adiar mais. Podes só adiantar-me se em Aveiro há algum centro de colheita ou é só mesmo Coimbra para toda a zona Centro?
    Força… pensamento positivo…

  • É uma das mágoas que tenho, o não poder dar sangue ou ser dadora de médula, além de ter um sangue de tipo ORh-, mas problemas de saúde me impedem. Força e coragem e de certeza que se vai encontrar um dador compatível. Olha só o caso daquela menina, a Marta. Deus é grande.
    Blogando-me1

    Bjs fofos

  • Em 1º lugar venho desejar as mais sinceras melhoras.
    Em 2º venho agradecer a explicação sobre a doação de medula, acredito que muita gente pensasse como eu, por ignorância, que seria doloroso, do género sugar do osso com uma agulha, ou algo do género.
    Se é igual a doar sangue, então é incrivelente fácil, penso que as pessoas não estão suficientemente informadas.
    Neste momento não posso fazer nada disso, mas se me autorizares, copio o teu texto para o meu blogue, ou linko a tua mensagem, não é muito visitado, mas sempre divulga.
    Passa por lá e diz qualquer coisa.
    http://analuciana.blogspot.com/

    Tudo de bom!

  • Querida Vanessa,
    Cá no Porto, dia 10/09 não faltarei á recolha. Sei que muitos colegas já estão inscritos como dadores mas vou divulgar internamente este apelo urgente (quem sabe…somos quase 1000 pessoas)…

    Há-de aparecer um dador compatível!

  • Minha querida, ontem escrevi um coemntário, mas acho que não ficou. Mas cá vai: já estou inscrita no banco de dadores de medula, se for compatível irei ajudar com o maior dos prazeres. Um Beijo Enorme 🙂

  • Nestes momentos, mais importante do que qualquer palavra de conforto são as acções. Dito isto, vou inscrever-me e passar palavra, e espero que apareça rapidamente um dador compatível.

    Um beijo enorme e muita força para ti e para a tua família!

  • Olá! Há já vários meses que tenciono ser dadora de medula, pelo que irei fazê-lo o mais rapidamente possível. Afinal de contas, há muitas Nídias a precisarem de um transplante: hoje são elas, amanhã podemos ser nós.
    Uma vez que não tenho blog, irei passar a palavra através de e-mail.
    Muita força e pensamento positivo!
    Bjs.

  • Lamento ter chegado aqui numa fase tão má! 🙁

    Já sou dadora, vou tentar ajudar de outra forma, espalhando no meu blogue, se tiveres alguma objecção é só dizeres que eu retiro!

    Espero que tenham resultados positivos rapidamente!

    Um abracinho apertado e cheio de energia positiva!

  • Olá!! Já a muito tempo, que penso em inscrever-me como dadora!! Mas, nunca me dispus… Este é o grade motivo para o fazer!! terça feira é feriado cá no conselho, vou-me dirigir ao Porto para me inscrever como dadora!!

    Muita sorte para a tua irmã e muita força para voces!!!

  • Olá!
    Eu já sou dadora há alguns meses. Seria óptimo poder ajudar, se não a Nídia, qualquer outra pessoa. Lamento tudo pelo que estão a passar. Muita força e coragem!

  • Olá! Cheguei aqui através da "Pipoca", já estou inscrita como dadora mas queria dar uma "ideia": a família da Marta (Ajudar a Marta) fez uma campanha enorme no Facebook (e não só) e conseguiram aumentar bastante o número de dadores em Portugal… não sei se já pensaram nisso, mas fica aqui a "dica" e os desejos de melhoras e MUITA MUITA boa sorte!

  • Olá Me!

    Irei com certeza fazer tudo o que puder para ajudar, e isso inclui comunicar o facto com os meus familiares e amigos. Vou ainda tentar descobrir onde é que se fazem colheitas aqui no Algarve para poder abranger um ainda maior número de pessoas.

    Um beijo*

  • Eu fui em tempos a uma colheita para um vizinho cá na minha terra. Não sei se fiquei inscrita a nivel nacional, vou informar-me. Senão, dia 12 estarei em Joane. Força. E vou voltar a referir no meu blog.

  • É por tudo isto que tenho imensa "pena" de nunca poder ser dadora.. Sou diabética =S
    Mas que tudo se resolva pelo melhor.
    Estamos aqui a torcer por vocês.

    Um grande beijinho.

  • tbm fiz apelo no meu blog.
    já tinha dito que estou inscrita e se não fui contactada infleizmente não posso ajudar, mas tenho fé que irá aparecer um doador compativel.
    Estava agora mesmo a pesquisar sobre os dadores porque tenho a sensação que não há uma recolha por todo o pais ( acho eu não tenho certeza, e acabei por ler k portugal tem actualmente 163 mil dadores, detém a segunda posiãção a nivel europeu, e ainda bem que assim é.
    muita força e coragem, um beijo grande.

  • Se há coisa que mexe imenso comigo são certas doenças como esta e quando atingem pessoas com uma vida inteira pela frente ainda mais… O sofrimento acaba por não ser apenas da pessoa e familiares mas de todos os que impotentemente assistem a dor e nada podem fazer. Aproveito para te felicitar pelo blog, adorei e ao mesmo tempo pela impossibilidade de me deslocar a um dos locais citados para a colheita de sangue, visto que sou do Algarve, desejo que um dador compativel seja encontrado o mais depressa possivel e que esta 2história" tenha um final feliz.

    Beijinhos e muita força para todos

  • Olá! Descobri o teu blog através de um post da pipoca mais doce.
    Há algum tempo que ando para me inscrever como dadora de medula, só não sei se me aceitam como dadora porque não tenho o peso mínimo… pode ser que dê na mesma…
    Não queria deixar de referir que o Instituto Português do Sangue (www.ipsangue.org), com 3 centros regionais em Lisboa, Porto e Coimbra, que efectua a maior parte das colheitas de sangue no país, e que distribui os diversos componentes sanguíneos pelos hospitais, se houver muita necessidade num centro pode pedir a outro, significa isto que as pessoas podem dar sangue no Norte do país e o sangue ir para um hospital no Algarve, tudo depende das necessidades… não têm de ir especificamente a Lisboa para darem sangue.
    As pessoas têm a ideia errada de que vão dar sangue para uma determinada pessoa mas não é assim que funcionam as coisas, é criado um stock por grupos sanguíneos.
    As plaquetas como têm apenas 5 dias de validade são o componente mais complicado de ter em stock, por isso quantos mais dadores melhor!
    As melhoras da tua irmã e coragem para todos!

    P.S: Sou técnica de análises clínicas e trabalho nessa área…

  • Rezo pela sua irmã, por si e pela sua familia. Que tudo corra pelo melhor. Sou dadora de medula desde os meus 18 anos (tenho 22), e ao ler a historia da N, recorda-me de como TODOS somos frágeis.
    Um beijinho e muita, muita força!

  • sou doente de alto risco e abaixo do peso por isso nao posso dar mas pedi aqui em casa e dizem que vao dar . Sao so 4 os que podem mas pode ser que seja compativel 😀

    as melhoras

  • Lamento e muito aquilo porque estás a passar…Sou dadora há muitos anos e também já alertei para esta causa no meu blog- um pequeno gesto que não custa nada e pode salvar uma vida. Espero, do fundo do coração que os "se" se esbatam e que voltes a sorrir com a tua irmã…

  • Cheguei cá através de um outro blog, que divulgava esta tua causa, e li-o de uma ponta à outra. Nem imaginas a admiração que sinto por ti, pela tua coragem, pela tua força.
    Tenho uma mana da idade da tua e consigo imaginar aquilo pelo qual estás a passar. Mas vais ver que tudo se vai resolver, que juntas vocês irão superar esta partida que a vida vos pregou.
    Um grande beijinho para ti e para a Nídia.

  • Sei pelo que estás a passar, vivi uma situação exactamente igual. A minha irmã mais velha teve leucemia há 9 anos e, apesar de haver para o resto da vida a possibilidade de uma recaída, está tudo bem agora. Ela fez quimioterapia (das antigas, porque os medicamentos novos – da altura – provocaram-lhe montanhas de reacções adversas) esteve internada no Egas Moniz 5 meses e a cada novo tratamento corria-se o risco de que o corpo não aguentasse. Mas aguentou 🙂 Após o último tratamento, entrou em remissão completa. Ainda assim, todos da familia fizeram os testes de compatibilidade e, sorte, eu sou compativel. Estou eu e a minha medula resguardadas para a minha irmã. Mas irei, esta semana, dar sangue ou plaquetas, conforme a necessidade, em nome da Nídia. É uma forma de retribuir, e retribuirei sempre, enquanto puder, o que há nove anos centenas de pessoas fizeram pela minha irmã. Boa sorte, que tudo vos corra bem. P.S. para mim, família e amigos, muitos e bons, foram essenciais para conseguirmos ultrapassar, com algum discernimento, aquele período. Rodeiem-se de bons amigos, de gente generosa e com espírito positivo.

  • Oiii sou do Brasil e sou doadora me cadastrei no banco mundial…e recebi um telefonema que tem um possível receptor…estou muito feliz em poder ajudar…e torço para que todas as pessoas possam cair na real e se cadastrarem também…um dia poderá ser um dos nossos a precisar…mas to fazendo a minha parte é muito emocionante vale a pena…agora vou fazer a 2ª etapa dos exames para confirmar a compatibilidade…espero sinceramente que Deus coloque um doador na vida de vocês também…Boa sorte!!!
    Bjinhus!!!
    Rose

  • Olá! Em primeiro lugar quero desejar á Nídia a melhor de todas as recuperações. Desejo do fundo do meu coração que tudo corra bem. A minha Mãe também está com leucemia, foi-lhe diagnosticado em Abril. Está a fazer quimio e ainda não sabemos se vai ser necessário o transplante. Sei o que passas e gostava que soubesses que tens uma blogosfera inteira a puxar por vocês…e acredita que tudo vai correr bem. Se precisares de alguma coisa é só dizer…tens o meu mail lá no cantinho. A mior sorte do mundo pra Nídia. Um beijo grande.

  • Infelizmente, para se inscrever como dador, tem que se ser maior de idade. Há casos, em que se fazem testes entre irmãos (que não têm essa idade) e que acabam por conseguir ficar inscritos no banco de dadores. Mas não sei como isso se processa.

    Beijinho e obrigada a todos!

  • Eu sou dadora de sangue e medula, mas só agora li o teu apelo.

    Caso seja precisa mais alguma transfusão(que espero que não), não hesites em falar-me no blog, uma vez que sou de Lisboa.

    Agora uma esperança para ti: o banco de dadores de medula está a aumentar a cada dia que passa! E o melhor é que é internacional, por isso as hipóteses de existir um dador não são desanimadoras! 😉

    E agora eu faço mais um apelo: increvam-se como dadores! Como a Me referiu, o processo todo já não é doloroso como antes. Não custa absolutamente nada e podemos MESMO salvar a vida de alguém!

    Coragem nesta luta e vamos estar todos a torcer por ti. 🙂 Beijinho

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.