Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

foi basicamente um cocktail molotov capilar

Primeiro e mais importante: se estão com algum problema relacionado com o vosso cabelo, deixem-de de merdas, mezinhas e o diabo a sete e marquem consulta com o vosso dermatologista.

Segundo, apesar deste primeiro parágrafo, sei que é um assunto que tinha mesmo de abordar por aqui, têm sido muitas as mensagens ao longo dos últimos meses e agora que já tenho resultados visíveis não tinha cabimento permanecer calada.

Vamos lá, por partes.

As causas

Ao contrário do que toda a maioria de vós pensa, a minha queda de cabelo não foi mesmo normal (não que a queda do pós parto seja, mas é expectável). Não foi normal porque foi excessiva quer em quantidade, quer em duração. Aconteceu por três motivos específicos, sendo um deles a gravidez, naturalmente. Durante sensivelmente 8 meses (imediatamente anteriores à gravidez) estive a fazer ininterruptamente tratamentos hormonais e suplementos vitamínicos, ou seja, aquele cabelo maravilhoso que normalmente se tem na gravidez, eu tive não durante 9 meses, mas ao longo de 17 meses… Foram dezassete meses sem perder um único fio de cabelo e com uma cabeleira de fazer inveja às meninas dos anúncios de shampoo. Ou seja, o que não caiu nesse tempo, tinha de cair. Além disto e, provavelmente a causa que mais contribuiu para o estado do meu cabelo, dois meses depois do Rodrigo nascer tive um descontrolo hormonal que me levou a estar durante dois meses com uma hemorragia contínua e bastante intensa. Assim e apesar de nunca ter deixado de fazer suplementos vitamínicos, tive mesmo de procurar ajuda.

As soluções

Antes da queda de cabelo tomar proporções desastrosas, comecei por fazer o mesmo que fiz no primeiro pós parto: aplicação local de aminexil (ampolas) e um shampoo fortificante. Ao mesmo tempo mantinha o suplemento vitamínico que ainda faço (Matervita Lactancia) e iniciava 4 meses de Folifer por causa da hemorragia. Entretanto e como não havia quaisquer sinais de abrandamento, bem pelo contrário, marquei consulta com a minha dermatologista e dessa consulta saiu um cocktail molotov capilar no qual nem ela nem eu depositávamos grandes esperanças (mas não havia outra alternativa pela questão da amamentação). Felizmente o dito cocktail foi suficiente e ao fim de um mês e meio de tratamento a queda abrandou significativamente. Então, além do Matervita Lactancia e do Folifer, tomei durante 3 meses um suplemento específico para o cabelo – Bioclin Kera e usei a linha Plantur 39 (shampoo e tónico). Por indicação da minha dermatologista, usei o shampoo para cabelos pintados (que não tenho).

Agora

Como disse, cerca de um mês e meio depois de iniciar o tratamento prescrito pela dermatologista, a queda de cabelo abrandou e apareceram os primeiros novos cabelos (que hoje já são muitos). Neste momento só mantenho o Matervita Lactancia e já voltei à linha da Kérastase (shampoo e creme) que uso habitualmente.

Este texto não serve para se auto-medicarem mas tenho recebido mesmo imensas questões e achei por bem partilhar e detalhar exactamente o que aconteceu e como se resolveu.

Pela vossa saúde (e dos vossos cabelos), se acham que não estão bem, marquem uma consulta com o vosso médico!

1 Discussion on “foi basicamente um cocktail molotov capilar”

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.