Na Primavera de 2017 eu estava grávida e com as restrições alcoólicas e gastronómicas habituais, por outro lado o JNcQUOI parecia ser só mais um restaurante da berra em ascensão meteorológica à conta das redes sociais e ignorei.
Mas depois a Sandrinha (que faz hoje anos! Parabéns afilhada!!!) disse (muitas vezes) que era espectacular, que tínhamos mesmo de experimentar… E que arrependimento por ter andado tanto tempo a adiar a reserva!
Não tenho a presunção (a ambição talvez) de conhecer a maioria dos espaços de restauração em Lisboa. Mas conheço muitos. E, acho que não estou a escrever nenhum disparate quando digo que fazia falta um JNcQUOI em Lisboa. Fazia mesmo.
Não vou sequer entrar pelos factores altamente diferenciadores – é um restaurante, uma loja de roupa, um bar, tem um balcão Ladurée,… enfim. Não, não é por aí que vou.
No primeiro piso, bem no meio da sala do restaurante, está um dinossauro velociraptor à escala real. As portadas e tectos recuperados. Os jogos de luzes e o mobiliário. Os espelhos e o ambiente. O ambiente. A música. Bem escolhida. Não muito baixa, não excessivamente alta. Os empregados. Escolhidos claramente a dedo. A comida. A comida! Desde o foie gras à burrata, caranguejo do Alaska e caviar, piano ou bacalhau. Eu escolhi o arroz de lavagante e garoupa, vim mais tarde a saber – emblemático. As sobremesas? Eu diria todas. Mas optámos por um cheesecake que… bem, esqueçam todos os cheesecakes que já experimentaram. A sério.
Eu digo e volto a dizer, fazia falta um JNcQUOI em Lisboa, eu que sou fã de comida de uma forma geral, confesso-me apreciadora de tudo. Dos aromas aos sabores, da apresentação ao serviço, do ambiente à decoração. E, creio, este equilíbrio entre pratos bem confeccionados e apresentados sem roçar sequer de longe a cozinha molecular, este ambiente elegante mas não ostensivo, um espaço diferente sem ser totalmente disruptivo, não existia em Lisboa.
Mais especial? A conta final é muito muito razoável para um jantar na Liberdade, com um velociraptor ao lado.
- #foodie: hell yeah
- carteira: não é preciso assaltar um banco
- with kids: há sítios melhores para os gaiatos
*fotografia retirada da página do JNcQUOI
Avenida da Liberdade, 182-184
219 369 900