Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Eu não quero esquecer.

Sabes Miguel – permite-me que te trate por tu, eu gosto muito do que escreves. Gosto mesmo. Tens aquilo que a minha mãe diz que eu tenho, não tens vergonha de escrever (ou dizer) aquilo que a maioria se envergonha sequer de pensar. Escreves verdadeiramente o que te vai na alma e que espelha aquilo que muitos sentem e não conseguem sequer expressar internamente. Gosto mesmo muito do que escreves. Na maioria das vezes sou invadida por lágrimas e penso – invejosa e invariavelmente, no quanto desejaria ter sido eu a escrever tão sábias palavras.

Mas desta vez erraste, sabes? Eu entendo o que queres dizer, que não se deve tapar o sol com a peneira e encher a cabeça e o dia para que não sintamos dor. Sim, aí tens toda a razão. Não devemos apagar a dor momentaneamente com drogas químicas ou de outro tipo… A dor está lá e haverá para todos nós um dia em que vai chegar à superfície e não a vamos conseguir afogar. Mas esquecer? Esquecer Miguel? Eu não quero esquecer. Quando se ama não se esquece, porque o amor, quando é amor e não algo que se confunde com esse sentimento, é eterno. O verbo amar não devia poder ser conjugado no passado. Eu amo a minha irmã. Não vou esquecê-la nunca. Porque não quero. Porque esquecer não é necessariamente bom. Sim, se esquecesse ir-se-iam estes momentos de dor aguda em que quase me falta o ar. Mas e o resto? O resto que se perderia também e para sempre? Não Miguel, esquecer não é bom e não faz bem. Quero que a minha filha continue a reconhecer todas as fotografias da tia, mesmo que por vezes essas mesmas fotografias possam fazer chorar a minha avó. Sabes, não preciso dessas fotografias para me lembrar da minha irmã. Por isso, não dói mais quando as vejo. Também não dói mais quando estamos todos juntos porque alguém faz anos. Ou quando falo com um amigo da minha irmã. Ou quando falo sobre ela. Pode doer nesses instantes como em quaisquer outros. E sabes por quê? Porque não esqueci. E não quero esquecer.

Miguel, quem ama não esquece. E ainda bem.

7 Discussions on
“Eu não quero esquecer.”
  • E já me fizeste chorar! que lindo Me! Sabes? é mesmo isso que eu sinto. Perdi o meu pai há quase 2 anos, e eu faço sempre questão de falar dele, de o relembrar, mesmo que chore, mesmo que doa….eu sinto me bem a falar dele. Sempre! Porque está sempre comigo, porque não quero esquecer! E como tu dizes: quem ama não esquece. E ainda bem.
    Um beijo Me.

  • As pessoas apenas morrem , quando deixamos de falar ou de nos lembrarmos delas. A minha avô morreu há anos, e eu falo imenso dela, repito tantas coisas que ela me dizia. as pessoas não morrem , partem apenas mais cedo. E agora que o meu pai adoeceu e eu não sei o que está para acontecer, ainda gosto mais de pensar assim. A morte é uma parte da vida e o ser humano é o único ser , que sabe que vai morrer. Mas nunca estamos preparados, apesar. Celebrar a vida e lembrar de todos os momentos que tivemos juntos, é lembrar .È viver e manter vivas quem só foi antes de nós. Eu também não quero esquecer

  • QUEM AMA NÃO ESQUECE!!!!!!
    se dói? muito… mas e a felicidade que temos ao reviver todos os momentos partilhado…
    não pode ser esquecida.. NUNCA!!

    um beijo

  • Olá Vanessa, eu vivi com a Nídia no meu primeiro ano em Évora, quando ela vivia com a Maria João, no 3º ano dela! Foi ela que me mostrou a casa e me acolheu como se me conhece-se há anos! Deixou-me super à vontade, foi amiga, sincera e preocupou-se comigo. Ela É e Será sempre uma das melhores pessoas que já conheci! Quando vejo as tuas fotografias sorriu com uma lágrima no canto do olho porque vocês são realmente muito parecidas! Tive conhecimento do falecimento dela na minha queima das fitas através do Padre, deve ter sido a forma mais estranha de receber este tipo de notícias. Descobri o teu blog hoje e acho fantástico e admirável o Amor que nutres por ela, porque como dizer não existe passado no verbo amar! Beijinhos

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.