Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Sobre mágoas que não se esquecem

Sabem qual foi comentário que me disseram e que mais me magoou no funeral da Nídia e que não esqueço?

“(…) estás a fantasiar muito(…)” (sobre a minha postura)

E por quê?

Porque é de uma pessoa muito muito muito próxima.

Porque é de uma pessoa que nos conhece há muitoooos anos.

Porque é de uma pessoa que acompanhou este processo desde o início.

Porque é de uma pessoa que já levou muitos ensinamentos (descascas) meus sobre a melhor forma de viver.

Porque mostrou que não me (nos) conhece.

Porque o disse depois de eu ter recitado algumas palavras da N. e ao fazê-lo mostrou que não ouviu.

Porque me magoou.

Magoou-me não acreditar na nossa calma, na nossa força e na nossa serenidade…

E eu um dia explico-vos (ou vou explicando) porque estamos assim.

Calmos, com força e serenos…

E porque gosto mesmo muito desta pessoa e porque ela é mesmo muito importante para mim, gostava que ela tivesse um dia a felicidade de saber viver assim…

E ser capaz de ser feliz. SEMPRE.

Eu sou feliz. Mesmo.

34 Discussions on
“Sobre mágoas que não se esquecem”
  • Entendo perfeitamente que isso te magoe muito, porque vem de quem menos esperas…é difícil.Mas existem pessoas que não entendem a vossa maneira de ver a vida.
    Tenho um casal amigo que perdeu o filho 2 meses antes de fazer 2 anos (era da idade da minha menina) e no entanto nunca os vi chorar, sempre disseram que não era assim que o R. os queria ver… Não significa que não sofram apenas tem outra maneira de viver…
    Beijos grandes

  • Que balde de água fria!:(
    É triste apercebermo-nos que algumas vezes os amigos só compreendem lágrimas e desespero (a tal questão de que eu falava há dias).
    bji gde e sê feliz, sim…tens todos os motivos para isso:)

  • Há muitas maneiras de viver, cada um escolherá a que lhe parece melhor.
    Quanto à vossa calma e serenidade, vou falar apenas pelo que leio do que escreves, o que apesar de não significar que os teus leitores te conhecem "bem", certamente nos dá uma ideia da pessoa que tu és (quantas vezes quem nos lê, apesar de nunca termos visto a pessoa na vida, conhece mais de nós do que muitos com que nos cruzamos todos os dias?).
    A doença da Nídia é uma doença complicada e feita de muitos avanços e recuos. Vocês e principalmente ela lutou muito para a vencer e nunca baixou os braços, não perdeu o sorriso, e nunca deixou de acreditar que esta vida foi feita para VIVER, para aproveitar, para ser feliz, e nos textos dela que tu publicaste aparece a palavra "agradecer". Ela era feliz, mesmo vivendo uma situação difícil. Ela sentia-se feliz. Sentia-se grata pelo que tinha, pela família, pelos amigos… Quantas pessoas têm vidas tão mais descomplicadas e andam sempre a queixar-se de tudo? Quantas dessas pessoas vão viver anos e anos e passar completamente ao lado de qualquer noção de "felicidade"?
    A Nídia aos 23 anos, pelo que escrevia nos textos que estão uns posts abaixo, sabia o que era ser feliz.
    Se calhar para qualquer outra pessoa o que escrevi não tem ligação à forma como vocês estão a viver este momento, mas para mim faz todo o sentido. Eu vejo-vos a viver tudo isto com uma serenidade mesmo ao jeito do que a Nídia devia ser como pessoa: calma, doce, meiga e leve… A tristeza está aí claro, bem como as saudades, óbvio. Mas estes dois sentimentos não têm que ser vividos sob luto fechado, roupa preta e falta de vontade de viver. Ela gostava de viver, e que melhor maneira tem, quem gostava da Nídia de a sentir sempre por perto, do que fazer aquilo que ela dizia "viver, sorrir sempre, ser feliz"?

    Beijos Me,
    Jo

  • Sei que é difícil, mas esse tipo de pessoas são aquelas que não sabem o que é ter um elo de ligação tão forte a alguém que amamos e mesmo que ela parta fisicamente, estará para sempre no nosso coração e na nossa lembrança.
    Com muito carinho.
    Abraços doces e repletos de muita admiração
    Sairaf

  • Me, poderia dizer-te várias coisas. Que não te compreendem, que são uns pessimistas infelizes, etc.
    Mas vou dizer-te antes que (e apenas pelos 'factos' que conheço através daqui) que poderá ser dificil algumas pessoas aceitarem a vossa calma. Talvez porque não viveram o que vocês viveram ou porque a sua forma de encarar este tipo de situação é outra – que está entranhada desde que nasceram provavelmente.
    Por isso penso que a o melhor para ti é precisamente tentar compreender que talvez não o façam por mal, mas apenas porque essa é a sua realidade, tal como tu tens a tua.
    Neste momento, achares que estão contra ti é o pior que podes fazer.

    Um grande beijinho 🙂

  • A postura de cada perante as adversidades é exactamente isso: de cada um. Mais ninguém tem que ver de que forma somos capazes de encarar o que nos acontece na vida, seja bom ou mau. Aqui deste lado admira-se toda a força que tens demonstrado apesar do que aconteceu. Se a forma como estás a reagir é fantasiar, então continua pois apresentas, sem dúvida, uma força que é de admirar e não criticar.

  • Bom dia,

    Como te compreendo, nunca passei pelo mesmo,mas sendo filha unica, os meus pais sempre me prepararam para se alguma coisa acontecesse, e uma vez o meu pai disse: "a ultima coisa que eu queria era saber que partia e deixava uma filha vestida de preto e a chorar como se não ouvesse amanhã"

    bjo

  • Me 🙂

    És feliz. És uma grande mulher. E tens sido um modelo. No verdadeiro significado do termo.

    E sabes o que eu acho mais? Não foi só a N. que veio para nos ensinar como estar na vida, a única forma de se ESTAR na vida – a felicidade.

    Tu também tens contribuído muito para isso.

    Tens-me feito reflectir imenso e tens reforçado ideias que eu já tinha cá dentro e que pensava que seria a única a acreditar nisso. Ainda bem que não 🙂

    Por isso muito obrigada.

    Pessoas de bem com a vida só nos fazem bem, em qualquer momento. E tu és a prova disso.

    Apesar de não te "conhecer" tenho um orgulho enorme em ti.

    Beijinho

  • Me muitas vezes magoa bem mais o facto de ser uma pessoa próxima, uma pessoa que gostamos, que consideramos parte de nós a dizê-lo, do que propriamente o conteúdo do comentário em si…
    Talvez todas essas descascas que essa pessoa levou não lhe tenham feito muito sentido.
    Há traços de personalidade que são fixos rígidos não mudam.
    e o k interessa é voces poderem ser capazes de adoptar e prosseguir com essa serenidade.
    Como já bem comprovaram a vida é curta de mais…
    Lendo o que tens postado aqui, concordo plenamente com a vossa postura.
    beijo

  • Olá Vanessa,
    Achei o máximo a volta aos posts sobre os seus outfits, mto bom. Perdi o meu primo (irmão no coração) em Dezembro passado, também somos felizes. Ninguém percebia como a mãe do Renato sorria. A nossa resposta é simples, sofremos, mas temos paz. Não somos imunes á dor, a forma de a viver é que pode ser diferente. Para nós, essa paz vem de Deus. Abraço e continue a dar este exemplo, porque é disto que temos falta na blogosfera.

  • Eu acho que te ouviu, mas que ainda não conseguiu interiorizar. É que há coisas que só se aprendem vivendo-as.
    Pelo que escreves, essa pessoa é importante para ti. A mensagem que lhe tentas transmitir é importante para ela. Então, sem mágoas, com carinho e muita paciência, não te canses de lhe transmitir essa mensagem em muitas línguas e de muitas formas, usando muitos canais.
    Mas não desistas! A tua mensagem é importante e essa pessoa também! Sem mágoas.

  • Será que aqui não há opiniões contrárias?

    Sim eu sei que devemos reagir como tu e a tua família, mas a maior parte das pessoas não pensa assim.

    acho que deves tentar compreender essa pessoa e não a criticares, cada um é como é!

    beijinhos e continua assim…

  • Blue eyes, não é uma questão de não existirem opiniões contrárias. Se leres bem o que escrevi não critiquei, limitei-me a desabafar sobre a minha mágoa.

    Aceito e aceitei sempre opiniões contrárias desde que justificadas…

    Bisouxxx

  • olá…
    mais uma vez venho aki comentar, embora nao visse o meu outro comment aki…
    como te tinha dito passei por uma situaçaon assim (perdi o meu avo) e sabes k tb me sinto com essa força?
    somos mais fortes do que do que pensamos e assim temos de continuar a ser..
    um beijo gande

  • Olá, bom dia
    Leio-te algum tempo, encontrei-te por acaso e venho aqui quase todos os dias.
    Hoje pela primeira vez)nao podia deixar de te escrever umas letrazitas.
    Queria ter metade da força que passas para este lado.
    O post de hoje tocou-me especialmente, é que eu por vezes sinto-me como que a " fantasiar" sim.
    Tenho a minha mae gravemente doente á 2 anos, e tenho sofrido antecipadamente este tempo todo, dia após dia. O meu pai tb está doente e pesa-me tanto facto de ser filha única. Ás vezes as forças faltam e o sorriso e boa disposição desaparece, mas no dia seguinte com sol ou não tudo melhora. Tem de melhorar. Quero acreditar que se consegue ser feliz msmo assim, msmo vivendo em contante ansiedade e sempre com o coração nas mãos.
    Gosto da tua maneira de encarar as coisas, as boas,as menos boas e as mto más.
    Tb quero sorrir, viver e ser feliz.
    Principalmente sem mágoas e com a sensação que fiz tudo o que devia ser feito. Serenamente… isso sim, é mais complicado. Deixo-te um bjinho grande, e desejo de dias com mts sorrisos, calmos serenos e felizes.
    Mar

  • Sou amiga da Nídia há muitos anos, pertencemos a um grupo de BFF's que já é raro existir nos tempos que correm. Todas sentimos essa calma, essa serenidade. No início achámos estranho… será que é normal estar assim? Creio que na maioria destas situações não é, mas a Nídia é uma pessoa tão especial e tão espectacular, que só nos podia ter deixado esta grande paz. É a nossa lição de vida, para sempre, para todos os momentos e dificuldades (que nem sempre o são).

    Não me vou esquecer, já muito recentemente, mesmo com a grande luta que travava, enviava-nos mensagens logo pela manhã:

    "Minhas bichinhas lindas que eu adoro! 🙂 devem estar a aprontar-se para ir trabuquir, mais um dia de estafa, mas pensem e sintam que a minha força vai estar com vocês! (…)Bjinhos gigantes, bolachudos, radioactivos e perifericamente paralisados desta chata que vos adora! Ah, e a minha penugem na cabeça tá cada vez mais fofa, mais pintainho!"

    Quem pode não sentir esta força? Até me custa explicar. Mas quis partilhar convosco outra visão,a das amigas da Nídia.

    Vivam todos os dias da forma mais feliz que conseguirem. Era o desejo da minha amiga e o que todos aqueles que a conheceram desejam para vocês.

    E AGRADECER!

  • Sou filha única, e os meus pais já têm idade e não quero pensar como vou reagir quando os perder. Mas gostaria tanto de ser da mesma forma como a Me a sua familia reagem a partida da N. com muita paz, força e tranquilidade, como gostaria de sentir essa paz interior.
    Obrigada pela força que me tem dado mesmo não nos conhecendo.

  • Sabes Me nem todos conseguimos ter, na dor e na alegria, uma postura coerente com a nossa maneira de estar.
    Vocês são uma excepção e o espelho da coragem e do respeito pela vida e pela morte.

    Por muito magoada que estejas, irás assistir mais tarde ou mais cedo, à fase em que a pessoa de quem gostas e que te disse isso, interioriza realmente tudo e cai em si pela crueldade das palavras usadas (e provavelmente não intencional).

    Por muito magoada que estejas, perdoar esta mágoa irá saber-te tão bem a ti como à pessoa em questão.

    Por agora tenta pôr isto um pouco de lado, e agarra-te só a essa felicidade, a essa alegria de viver que a Nídia pediu.

    Beiju grande

  • Acho que ouvir essas palavras de uma pessoa que nos é tão próxima, doi imenso. E se acompanhou o "processo" todo, não consigo compreender (peço imensa desculpa) essas palavras.

    Mas acredito que um dia tudo o que lhe disseste vai fazer um enorme sentido a essa pessoa.

    beijinhoooss

  • Ela disse que não era o fim, era um começo…e tinha muita razão! mas poucos têm um espírito aberto para compreender isso! o tempo faz milagres, pode ser que essa pessoa compreenda com o tempo!

    big kiss

  • Eu percebo perfeitamente a tua atitude! Cada um vive a dor à sua maneira! Hão-de haver dias melhores e outros piores! Infelizmente o cancro é uma doença que nos ensina a viver com a dor e com o medo da perda! Ensina-nos a realidade do "cada dia é uma vitória"! Se a tua irmã pode escolher o seu ritual de partida, fizeram muito bem em cumprir os seus desejos e vontades… Ela há muito que já devia pressentir o que se passaria… dizem que se pressente… e por isso ela já devia de saber há algum tempo que não estaria entre nós muito tempo. Eu também acredito que a vida não acaba aqui e que continua muito acima de nós! Acredito que a Nídia soube disso antes de morrer. Não é andarem tristes e a sofrer pelos cantos que a trará de volta… Por isso há que fazer o que a Nídia pediu… Ela está a ver tudo e a aplaudir!

  • e pela primeira vez a comentar…
    entendo-te perfeitamente!! quando o meu PAI morreu toda a gente disse que eu estava "maluca" pois 1º pedi para ficar sozinha com ele na capela, mandei tudo sair.
    2º encarei tudo com muita tranquilidade e com uma paz muito grande, sei que sempre estive lá para ele e ele para mim! ainda hoje, e as saudades são muitas + que muitas, sei que ele me acompanha… "maluca" o raio só quem encontra esta paz, e o porque da mesma, sabe do que fala não é ME?

    Beijos

  • Olá Me,
    Parabéns por tudo. Pela força, pela paz e pela postura, que admiro do fundo do coração, mas acima de tudo pela grande mulher que tens como irmã.
    Como referi em comentários anteriores, perdi a minha mãe faz amanhã 1 mês para uma doença oncológica. E tal como a Nídia, mesmo a lutar pela vida, a sofrer efeitos secundários que bem conhecemos, ela estava disponível para ajudar, ouvir e dar força a quem precisava, a preocupar-se com os familiares e amigos e mandar-nos descansar que ela ficava bem.
    Como disse a Jo mais acima, há pessoas que passam a vida a queixar-se de problemas que nem o são. É o mais fácil…Queixar e lamentar-se de tudo, e não aproveitar as coisas boas que a vida oferece. E Grandes são aqueles que não se queixam das coisas más, mas aproveitam as boas ao máximo.
    Tal como tu e a tua família, também eu estou em paz. Acho estranho, interrogo-me se será normal e houve quem me dissesse que era ilusão minha, que um dia ia cair do cavalo… Obrigada por me fazeres perceber que sim, é normal estar em paz, apesar das enormes saudades que fazem o coração pequenino.
    Depois de convivermos de perto com pessoas tão grandes, como elas foram, só podemos aprender com elas, que apesar de tudo e das muitas dificuldades a vida é bela. Bonita de ser vivida e aproveitada ao máximo. E não são os grandes momentos que nos fazem felizes, sim mas pequenas coisas, pequenos gestos, pequenos nadas…
    Penso que a melhor forma de as homenagear e recordar é sendo felizes. Eu, pelo menos vou continuar a sê-lo, ou melhor a lutar por isso e tenho a certeza que tu também.
    Beijinho grande,
    Catarina

  • Quando conheci a história da tua irmã, confesso que estranhei a serenidade que demonstravas perante tal adversidade. Questionava-me muitas vezes se, alguma vez, seria capaz de reagir assim. Encarar a vida de forma tão positiva, com uma irmã doente. Depois fui-me apercebendo que a Nídia era especial. E que a vossa serenidade vinha dela. Da força dela. Da postura com que sempre encarou a vida. E isso, foi para mim, uma grande lição. Por isso digo-o, mais uma vez, a tua irmã era uma pessoa especial. Vocês são uma família especial. São verdadeiras forças da natureza e um óptimo exemplo para os demais.

    Um beijo enorme.

  • Nem todos temos que reagir da mesma forma nas mesmas situações…e isso não significa que não esteja a doer…simplesmente há quem saiba enfrentar situações de maneira serena…. e ainda bem 🙂

  • Olá Me… sim de facto é muito triste quando determinados comentarios, vindos de determinadas pessoas nos ferem dessa forma…mas dá a volta por cima…por vezes as pessoas não têm capacidade suficiente para perceber o quanto magoam…
    E sabes? Estou a passar pelo mesmo que tu passaste com a tua irmã…mas com um primo muito chegado…e não está fácil…desde 3ª feira uma cirurgia de 8 horas e tal…recuperação aparentemente normal…e à bocado (à 2 horas aprox.)uma embolia pulmunar…cuidados intensivos e prognostico muito reservado…resta-nos rezar e acreditar…
    Desculpa o desabafo Me…mas sei que me entendes, apesar de nao me conheceres…Só queria neste momento ter um pouco da tua energia positiva…pois sinto-me mt em baixo…

    Bjs e desculpa o desabafo.

  • Eu nunca passei por isso, mas consigo imaginar essa calma e não me parece nada descabida. É a calma de quem aprendeu a viver com o que tem, mesmo que não seja o melhor e a aproveitar os dias e os momentos de felicidade. A serenidade de quem é optimista e sabe que na vida não nos é dado nada que agente não consiga suportar. É a calma de quem viu a N. a lutar e teve que aprender a lutar com ela e por ela.

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.