O vendaval de pensamentos, emoções e medos é tal que não sei por onde começar…
A N. estava há cerca de 2 semanas com cefaleias insuportáveis. Este domingo foi novamente para a urgência de Hematologia e ficou internada para levar morfina. A única droga que finalmente aliviou o seu sofrimento.
Segunda-feira finalmente chegou a médica assistente dela (que esteve ausente nas últimas 2 semanas) e colocou-se um ponto final a todas as dúvidas e ao sofrimento da Nídia. À Dra. Patrícia só posso dizer OBRIGADA.
Foi feita uma ressonância magnética que mostrou a trombose e ontem fez-se uma punção lombar para avaliação do sistema nervoso central.
Comprovaram-se as dúvidas (ou certezas) que a Nídia tinha, durante a recaída alguns blastos atravessaram a barreira e houve infiltração do SNC.
Ao contrário do que acontece nas outras doenças oncológicas, os blastos não se reproduzem, é a medula que os produz. Assim, os blastos que estão no SNC não se vão multiplicar, estão lá e têm que ser eliminados.
A Nídia entretanto ficou internada, apenas por causa da morfina, e terá alta na próxima quarta-feira.
Até lá, inicia o tratamento desta nova situação, quimioterapia intratecal, ou seja, através de punção lombar.
Nesta primeira semana fará 4 punções lombares, que depois serão reduzidas para 2 por semana e depois para uma por semana, com radioterapia em simultâneo. O tratamento durará cerca de 6 meses e será feito em ambulatório.
Felizmente, esta condição e respectivo tratamento não afectam o estado físico da Nídia nem impossibilitam o cumprimento do protocolo.
Resta então esperar pela confirmação da remissão com o mielograma, dado que o hemograma indica remissão. Tendo o resultado que ansiamos, é partir para o transplante… porque já temos dador!
Eu disse que as notícias eram muitas…
Mas depois do vendaval e no fim do arco-íris, está o pote de moedas…
Bolas, que a N. não tem descanso! Pelo menos, foi muito bom saber que já têm dador, e que tudo se encaminha para que ela possa fazer o transplante! Vou ficar aqui a torcer muito, muito, para que o resultado do mielograma traga boas notícias!
Desejo-vos muita força, coragem e esperança! Um grande beijinho e um abraço forte para as duas:)
P.S. – e também vou ficar aqui a pedir muito para a N. poder passar o Natal em casa convosco!
Nem sei muito bem o que dizer..Sempre me identifiquei com a relação que tens com a tua irmã porque tb tenho uma relação cúmplice com a minha. Já passamos uma situação dessas e sei como é desgastante a todos os níveis. De certeza que vai tudo correr bem e ter encontrado dador é uma excelente notícia. Força e muitos beijinhos!
Que bom que têm dador e que tudo se está a compor!:) Beijinhos.
Que booooom!
O mais importante já está…
Agora é só mais um bocadinho e ela vai conseguir!
Força para as duas!
Beijinhos**
Já há dador?! Não consigo escrever nada de jeito agora a não SER QUE ESTOU REALMENTE FELIZ!!!
Que notícia tão boa!!! Já há dador para a Nídia…
Beijinhos enormes para vocês
Boa sorte para tudo!
Só desejo que passe o Natal com a família e se restabeleça. É deveras sofredor ler este post. Mas mais sofredor é escrevê-lo. Tudo de bom para si e para a sua irmão, são os meus desejos mais sinceros. Sei o que está a passar e este post fez-me reviver esses momentos. por favor transmita força à sua irmã é do que ela mais precisa. Um kiss para as duas.
A notícia do dador é óptima!!!
Agora muita força para ti, para a N. e o resto da família!
Beijinho grande
Anna*
Fico tão feliz por haver dador!!!
Muitas felicidades para vocês 🙂
Tudo se vai resolver!
Não consigo parar de verter as minhas lágrimas, o meu corpo está arrepiado, o meu coração revoltado, a alma irrequieta e uma dor que quer explodir ao ler estas palavras… revolto-me por saber que estamos todos "impotentes", mas que podemos dar muito amor, muito carinho, atenção, afecto e MUITA força.
Dói-me o meu peito por tamanha injustiça essa que aparece assim sem aviso prévio, que faz chorar em silêncio.
Perdoa-me as palavras… N. quero que fiques rapidamente boa, apesar de saber que os tempos que se avizinham serão duros, com quimio e radio… FORÇA N.!!!!!!!!
com muito carinho e ternura para todos.
abraços quentes e cheios de esperança.
Sairaf
Bem, apesar de tudo há uma óptima notícia…. temos dador! Como fico feliz com isso. Comecei a ler o post com alguma tristeza mas terminei com um sorriso nos lábios.
Que esta história tenha um final mais que feliz… felicíssimo.
Bejijinhos grandes para as duas.
Se Deus existe, que esteja do vosso lado até isto tudo terminar.
Beijinho
Apesar de mais este percalço, fico tão contente por vocês, Me! Nem imagino como deve ser a alegria de encontrar um dador. Partilho a vossa felicidade, e tenho a certeza de que isso vai dar forças para combater mais este "hiccup", digamos assim.
Beijos grandes
1ª vez que comento. desejo as melhoras e sei que tudo há-de correr bem 😉 Muita energia positiva!!
beijinhos
Espero do fundo do coração que tudo se resolva da melhor forma, muita força e muita coragem, que Deus vos abençoe
Já têm dador? Que boa notícia. A sério 🙂
Fico muito, muito feliz.
Agora, tudo há-de correr bem, e não tarda temos uma "nova" Nídia!!!
Bjs para as duas!
Pipoca
http://www.oblogdapipoca.blogs.sapo.pt
Nem imaginas como fico feliz de haver dador para a N.! Por isso é que eu digo, haja sempre esperança! Esperemos que os blastos tenham ido à vida de vez…para que a N. possa receber células boas e novinhas em folha!
A ti Me, muito obrigada por partilhares essas noticias, tão vossas, também connosco! Acredita que nos trazem um grande alento!!
Kiss* Kiss** e saltinhos e pulinhos de felicidade!! =)
Ja leio o blog há alguns meses, mas nunca tive coragem de comentar. O que é certo, é que eu, como tantos outros comuns anónimos, esperam todos os dias aqui reencontrar a N. melhor. E hoje, apesar de tudo, e de mais uma batalha a travar… a boa notícia chegou. O transplante será, tenho a certeza, um sucesso, e a N. e toda a família vão poder sorrir de novo. Força. Muita força. É só mais um bocadinho
Fico muito feliz por já terem dador!!Mesmo muito!
Bjos
Muita força para vocês, só já falta um bocadinho. Vai correr tudo bem. Força! bjs
Alívio! Que bom que tudo está encaminhado, que bom o dador te aparecido, que bom!
bjinho
Pat
Já há dador??? QUE ÓPTIMA NOTÍCIA!!! Agora só falta corrigir estes pequenos alvoroços e partir para uma nova etapa! Esperança e Fé é o que desejo!
Espero que corra tudo bem!
Que bom, que bom :)! É um alívio já haver dador. E o resto vai ter que correr bem, sem dúvida que sim!
Deve ser muito dificil para ela ultrapassar esta fase, mas como uma familia como a vossa tudo será ultrapassado… Força!
Muita força para voçês! Tudo se vai compôr! Beijo
AI MULHER!!!Vá lá uma boa noticia hoje! Realmente há pessoal que não tem a noção do que é ter problemas e olhar para o outro com o respeito que lhe é devido!
Fico mesmo muito feliz pelas boas noticias! Mais uma etapa! Estão quase lá!!! 😀
Beijos Grandes
Minha querida, minha querida… que dor que sinto ao ler estas noticias (as más, claro!!!), nunca vivi algo semelhante, graças a Deus, e por isso tenho um enorme respeito e compaixão por quem passa por provas destas…muita força!!!
Faço sempre este tipo de raciocinio, mas porquê??? Quem merece este tipo de situação??? Mas depressa penso, só quem é muito, muito , muito bom/a é que pode passar por isto porque caso contrário, não aguentaria!!! Por isso sei que esta situação vai de certeza ficar felizmente resolvida e bem… COM CERTEZA!!! Já tem um dador e tudo…torço e muito para que no meio do turbilhão de barreiras que vão passar tudo se resolva em bem na recta final…
Um abraço cheio de força, do tamanho do MUNDO….para a querida Nídia… Como deve ser linda!!!
E um grande beijinho para toda a familia… eu sei que tu ME, vais ver sempre o lado mais positivo e ainda bem… fossemos todos assim!!!
BONS TRATAMENTOS… E EXCELENTES DIAS EM CASA PARA AS FESTAS…. é tudo o que peço por agora…
BJNHS M.
Fico muito feliz por já haver um dador. Vamos ver se é desta que a Nídia tem um pouco de descanso e tenha a vida que merece. Um bjinho grande e corra tudo pelo melhor.
Que boa notícia, já encontraram um dador!
Quanto ao resto, vai correr bem, mais uma etapa da batalha que vai ser vencida!
Muita força para vocês!
Beijinho
É estranho sentirmos que alguem que nao conhecemos faz parte da nossa vida… por ter vivido uma situaçao semelhante, por entender o desgaste, a dor e o sofrimento, por reconhecer a alegria das pequenas vitorias, sinto-me muito perto de ti, da tua irma e da vossa familia…
Agora que já têm dador tudo será mais facil, a meta já está à vista!
Tudo de bom para a N.:)
Bjs
É difícil não comentar… hoje não consigo… Há já algum que sigo o teu blog e também a tua angústia/desespero por vezes tão bem "camuflada". Deves ser uma grande irmã e também uma grande mulher… Corajosa, embora por vezes, com o "coração tão pequenino", de tanto medo que deves ter de perder uma parte de ti…
A tua história toca-me…faz-me lembrar a história de um paciente meu, que infelizmente não teve a força e a esperança que a tua irmã deve ter.Peço-te que mostres sempre à tua irmã o amor que tens por ela e também, que nada é impossível…
Esta vai ser só mais uma fase para conseguirem atingir a cereja no topo do bolo (realizar o transplante!)
O Amor cura… e se a tua irmã depender disso, de certeza que se vai curar!
Espero do fundo do coração que consigam tudo o que desejarem e que a N. possa ir passar o Natal a casa. Estou a torcer por isso!
Um beijinho grande para vocês e muita força!
Vai dando notícias
Alminhas
http://www.lavaralma.blogspot.com
ao menos que a noticia do dador chegou :)fico realmente tocada cm o teu blog..es sem duvida uma GRANDE MULHER 😉
Andei à procura para ver se alguma vez terias deixado aqui endereço de email para onde te escrever. Não encontrei. Também não faz mal. Queria só dizer-te que há muito tempo que não chorava de alegria por uma situação que só conheço assim, ao longe. Estou feliz por vocês. É uma óptima notícia, a do dador!
Beijinhos!
Fiquei agora super feliz em saber que já encontraram dador.
Que corra tudo bem, vai correr de certeza, muita FORÇA
beijinhosssssssssssssssssssssssss
Obrigada a todas! OBRIGADA! MESMO.
Bisouxxx
Mantenham a esperança de que tudo correrá pelo melhor. A Nídia merece a tal recompensa, sem sombra de dúvida. Um beijinho muito especial para ti, por seres uma irmã tão querida e outro para a tua mana por ter tanta força e ser uma lutadora exímia.
À parte tudo o resto, o facto de já terem dador de facto uma notícia motivante 😀
Me…
Acompanho a evolução da N. desde q te "conheci" no fórum "onossocasamento" e posso dizer q andava c o coração estupidamente apertado pois até já tinha impresso os formulários p recolher o sangue p ser dadora de medula qd descobri q estava grávida…e já ñ vos podia ajudar…e senti-me impotente…
Ñ imaginas como se sinto feliz por vocês!
Sempre admirei a tua perseverança e a vossa união familiar, q é a maior riqueza q uma pessoa pode ter – o amor incondicional!
Desejo-vos, de coração, uma vida cheia de saúde, q tanto faz falta á N. e a todas as N. q ainda sofrem!
E fica aqui a promessa de ser dadora, assim q me for permitido, claro!
Um grande beijiño de Feliz Natal…q seja especialíssimo!
Rut
As melhoras e um Feliz Natal a si e familia!
Maria Lemos
A notícia de que já há dador deixou-me a dar pulinhos de alegria! 🙂
A Pipoca é uma valente, vai superar tudo. Ela merece tanto viver! 🙂
não sei se és religiosa ou não, mas como sabes, a minha esperança reside muito em Deus. Este Natal, nas minhas preces irei incluir a N. para que 2010 seja um ano com saúde. Simplesmente…