Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Beleza e Inteligência

Não gosto de estereótipos. Ninguém gosta, creio. Mas é efectivamente um exercício diário e um tudo nada complicado este de evitar cair em estereótipos.

Este texto está cheio deles. Dos que (me) incomodam. Lamentavelmente, também daqueles em que eu própria caio. Não fosse eu humana.

A beleza – não considerando padrões, opiniões, modas ou gostos pessoais, assume-se como uma caraterística intrínseca e não valorizada… Porque os belos nada fizeram para o ser. A inteligência – e entenda-se neste texto que me refiro exclusivamente à inteligência lógica (mais um estereótipo), assume-se como uma caraterística adquirida… Porque os inteligentes são esforçados, trabalhadores, “são inteligentes”. Esperem, vou complicar, idem para inteligência emocional inter e intra pessoal – na qual me considero exímia. É meu, é de mim. Não trabalhei (ou trabalho uma bocadinho), não me ensinaram (ou sim e a minha mãe até contribuiu em qualquer coisa). Mas sim, nasceu comigo. Não sou a maior porque sou capaz de influenciar sem manipular. Nasceu comigo.

Bem, beleza e inteligência (lógica).

Isto. Estereótipo.

Beleza e inteligência são características intrínsecas herdadas geneticamente e sobre as quais os seus detentores nada fizeram por elas. Lotaria.

Então para quê o desmerecimento de uma recorrendo a essa falsa justificação como se a inteligência fosse resultado de esforço e dedicação?

Não.

São características distintas, com impactos e importâncias distintos e que podem (ou não) ser aproveitadas e utilizadas em vários sentidos pelos seus detentores. E é capacidade de aplicar, utilizar e recorrer a estas competências que podemos ou não reconhecer ou parabenizar. Só.

Um QI alto é tão geneticamente casual e alheio ao seu dono como a cara da Sara Sampaio.

O melhor? Pasmem-se!, Não são incompatíveis! Assim, ainda na senda no Dia da Mulher, deixemos-nos dessas ideias tacanhas, estereótipos redutores e piadolas sem graça. As mulheres não sobem na horizontal. As mulheres não são contratadas porque têm um palminho de cara. As mulheres não se exaltam numa reunião porque estão com TPM.

Por isso, pela vossa inteligência, não me cansem a beleza e deixem-se de tretas.

1 Discussion on “Beleza e Inteligência”

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.