Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Optimismo?

Ser optimista não é acreditar que vai correr tudo bem… Ou que isto da vida é um passeio só de flores e sol e arco íris.

Não. Ser optimista é viver sabendo que depois da chuva (ou da tempestade), depois do copo partido (ou do serviço inteiro), depois do joelho esfolado (ou de mil e uma fracturas), há um dia melhor. Há sempre.

Ainda assim, ser confrontada com a possibilidade de uma tempestade quando estamos sem guarda-chuva não é simpático. Não é. Eu agora quero viver a Primavera. E depois o Verão. Estou farta de tempestades de Inverno na minha vida. Farta. Agora não tenho guarda-chuva e precisar dele não é simpático.

Ainda é menos simpático, desejar ter uma mão cheia de filhos (ele é que não sabe deste meu desejo) e ser confrontada com a possibilidade (ainda que assim lá longe e ao fundo – espero) de não ter tempo sequer de criar esta. A minha Mini Me. E é isso que avaria a cabeça de uma pessoa. De uma mãe. Porque mãe é sempre super. É sempre tudo. Está sempre lá. Não há como não estar. Não é ter filhos que nos avaria o pirolito. É ser mãe que nos avaria o pirolito. E pensar que posso ter este meu tempo roubado, que não é meu, é dela, é a dor mais atroz que já senti.

Não é o medo da minha morte. Não é. Disse e direi sempre, já vivi tanto, fui e sou tão feliz, que teria dado a minha vida pela vida da minha irmã. Sim e sempre. Mas a minha vida hoje e agora não é minha. É dela. Da minha filha. E a minha filha tem, como qualquer criança, o direito a ter uma mãe (quase) eterna.

Optimismo. Sim. Sempre. Vamos ter dias melhores.

33 Discussions on
“Optimismo?”
  • Claro que vão. E estão já ao virar da esquina. Foram só nuvens, vais ver! Não dói menos, não tapam menos o sol, mas no final esperamos todos que tenham sido só nuvens!

    Um beijinho, um abraço forte e se precisares de alguma coisa sabes onde me encontrar!

  • E de repente fiquei com um aperto no coração! Força, muita força! Estou (e de certeza que somos muitos mais) a torcer por ti… pelo tempo para a tua filha e para que ainda venhas a ter muitos!
    Beijos

  • Me, só espero que não seja nada de GRAVE!
    mas confesso que tu me deixaste mt preocupada ctg… e não te conheço pessoalmente. apenas conheço-te através da tua escrita… e agora estou nervosa, sim… só de imaginar algo triste para ti.
    Posso apenas dar-te toda a força do mundo!

    bjs

  • Olá,

    Fiquei sem palavras ao ler o teu texto…raramente comento mas gosto muito de seguir o teu blog.
    Só espero que esteja tudo bem contigo e com a tua família.

    Um beijinho
    Sandra

  • fogo 🙁
    Me, vamos todas morrer velhinhas, com os nossos filhos grandes, crescidos e felizes. Não interessa o que possa essa tempestade trazer, importa é o dia melhor que vem depois da tempestade.
    Pode não valer de muito, mas eu acredito que vai correr bem!
    beijinho

  • Só me apetece deixar-te um abraço grande, do tamanho do mundo!! Porque o que li nas tuas palavras senti à cerca de um ano e sei o que é…. felizmente a mim não passou de um susto, um grande susto. Beijo grande e abraço apertado!

  • Olá Vanessa…

    Este texto hoje em específico deu-me um nó lê-lo…
    Porque estou assistir de perto a um acontecimento que é o contrário… Uma filha jovem morrer antes da mãe… E sendo eu mãe, acho que deve ser a coisa mais agoniante que uma mãe deve passar 🙁

    Acho contra-natura mesmo uma filha morrer antes dos pais… O contrário não é melhor como é obvio… Olha, sei lá… É que estes pensamentos são tão complexos que uma pessoa nem sabe bem como explicar… Mas identifico-me mesmo com este texto que acabei de ler…

    Eu não tenho medo de morrer, tenho é medo de deixar o meu filho… De o meu filho crescer sem a mãe dele, e de eu não poder assistir ao crescimento dele… Isto sim parte-me o coração 🙁 Mas estas coisas quando me veem ao pensamento tento encostá-las p’ra canto, se bem que ultimamente parece que estão muito presentes estes pensamentos e agora quando li isto, então…

    Mas o que eu quero dizer é que seja lá o que estejas a passar, desejo muita força, e espírito positivo acima de tudo, que tudo se há-de resolver pelo melhor e que não passe só de um susto mesmo…

    A tua filhota precisa e á-de ter a mãe sempre presente (até um dia claro… mas que seja um dia bem longínquo)

    Beijinhos Vanessa***
    Tudo de bom!

  • Li. Reli. Não a conheço de lado absolutamente nenhum, apenas conheço pelo blog. Em todo o caso, senti necessidade de lhe dizer que espero, de verdade, que a bonança venha logo! Sem a conhecer torço para que assim aconteça. Enquanto a bonança tarda não desista, não deixe de acreditar! O sol acabará por aparecer.

  • Oh minha querida Me! que aperto no coração!
    Espero sinceramente que tudo não passe de um susto, e que corra tudo pelo melhor.
    Um grande abraço.

  • Desejo que tudo corra bem, e que se há algo menos bom, que passe rápido! Também eu tenho uma menina e também eu quero estar cá, com o máximo de saúde possível, para ela! Que tenhas muitos filhos, e que vivas muitos e muitos anos para conheceres os teus bisnetos!! 🙂

  • E pronto. Já faltava uma pseudo-tragédia.

    Ciclo de vida deste blog: desgraça – vida para lá de espectacular – desgraça – vida pra lá de espectacular – desgraça … And so on…

    Haja pachorra… Olha não vomitasses tanta barbaridade e pode ser que Deus se lembre de ti.

    Boa sorte!

    • Ana, para além de vomitar tanta barbaridade, não é que Deus se esqueceu de si e de lhe dar um mínimo de inteligência. Coitada, tenho pena… Hmm, espera, não, não tenho. É uma pessoa invejosa, a vida tem os seus lados bons e maus, o facto de este blog retratar “tragédias” e “vida para lá de espetacular” só lhe traz veracidade porque a vida é mesmo assim. É lamentável é que haja pseudo-pessoas que só saibam criticar. Tenho um conselho: cresça!

      • Ana,
        É muito triste que existam pessoas como a Ana, que me parece que apenas vive com o mal dos outros. Acredita que é feliz assim, a ser pequenina e mesquinha. Se este blog tem fases de “vida para lá de espetacular”, que tem, é porque é a vida real da Me. A Me, desde o início deste blog, expôs as coisas de forma clara e genuína. Se tem uma vida fantástica, fico muito feliz por ela, mas momentos maus/menos bons fazem parte da vida de todos… Aposto que se a Me ocultasse esses momentos, ia ser criticada porque só está aqui a fazer show off. Como disse, e muito bem, a Carina Silva, cresça! Isso só releva inveja, dor de cotovelo, imaturidade e muitas outras coisas muito feias que nem vou mencionar…
        ME continue com a força que tem tido e com a honestidade a que nos tem habituado. E estarei aqui com energias positivas, a desejar, a torcer, para quye tudo lhe corra pelo melhor!!!

    • burra é o que tu és Ana… dor de cotovelos nestas horas tem que se esquecer. Se a Me tem a vida que tem é porque a ela tem direito e não é facil perder a irmã e outras coisas que nós nem sonhamos não é viver uma vida para lá de espectacular muito pelo contrario…
      P.s.: se não gostas porque é que lês?????!!!!!!

  • Nunca comentei o teu blog, apesar de o seguir há muito tempo. Segui os melhores e os piores momentos que partilhaste com as tuas leitoras. Hoje voltei a sentir um murro no estômago com as tuas palavras e quero dizer-te que o inverno que tanto temes não vai chegar. Antes a primavera vai florescer na tua vida, na do teu marido e na da Mini Me.
    Sê forte, não desanimes nunca! Tem fé!
    E acredita que há um mar de gente que vai estar sempre ao teu lado e, de forma mais física ou mais blogosférica, não te vai deixar cair, nem desistir, nem desfalecer.
    Um beijo grande

  • Ana,

    Já te atiravas de uma ponte abaixo e nos privavas a todos de uma personalidade doente e miserável.
    Para além da maldade gratuita, é incompreensível que, não gostando, sigas o blog. Tens uma vida assim tão inútil para passares o tempo a acompanhar algo que te “incomoda”?!
    Desampara este espaço que é nosso. De quem gosta de ler e reler a Vanessa. De quem gosta dela verdadeiramente, mesmo não a conhecendo pessoalmente.
    És absolutamente ignóbil.

  • Algo me diz, que a Ana, devia gostar de de ter a mesma vida da Me. Os outros louvarem a sua vida e sofrerem a sua desgraça. Querida, só as boas pessoas tem esse privilégio. Não é o seu caso. Temos pena.

  • Esta Ana coitada enfim….
    Quanto a ti, qualquer palavra é apenas isso… Uma palavra….
    E Deus vai “vomitar” coisas boas e positivas na tua vida:) tens tanta energia positiva na tua direcção que so aumenta a previsão de “Verão” na tua vida:)
    Ps: break a leg:)

  • Querida, Me,
    Sou mais uma das muitas pessoas que neste momento te vai dizer que passa por este teu cantinho virtual todos os dias e nunca comenta. Mas hoje a angústia que transparece das tuas palavras é demasiado grande para não tentar (sei que não vou conseguir) amenizar um bocadinho o teu sofrimento. E nem sei por onde começar. Não acredito, não quero acreditar que a vida te vá trazer mais sofrimento. Gosto de ti, mesmo sem te conhecer pessoalmente. Tens um magnetismo inspirador. Fiquei estarrecida com o comentário asqueroso da Ana. Para mim aquilo só tem um nome, autismo. Estou a ser rude como nunca fui em nenhum comentário que deixasse nalgum blog. Mas de facto, um ser que não consegue sentir compaixão ao ler um texto tão carregado de emoção e que deixa antever um possível problema grave de saúde, não é mais nada que não autista. E má. Muito má. Espero sinceramente que tudo não passe de um susto. Muita força e a vossa coragem multiplicada por mil, é o que te desejo a ti aos teus!

  • Olá Me!
    Confesso que, apesar de ser uma leitora assídua, ainda não tinha lido este post. E o que li não me agradou, foi como um murro no estômago! Digo isto pois ainda à umas semanas senti algo muito parecido e foi horrível. Apesar de ser otimista, só me lembrava de coisas más!
    Infelizmente a vida de todos nós é feita de altos e baixos, brevemente vai ver que tudo se vai resolver e daqui a muitos anos vamos estar aqui todas a contar as aventuras dos nossos netinhos 😉
    Vamos acreditar em dias melhores!
    Beijinho, Ana C.

  • Vanessa, seja o que for que se passa, muita força! Como vivi recentemente uma situação complicada na minha vida, foi impossível não me emocionar com este teu post!
    Um beijinho e muita força!!!

  • Me, leio-te há imenso tempo e raramente comento, mas este post angustiou-me porque sei bem como este impasse em que tudo são incertezas pode ser aterrorizador, principalmente porque o nosso coração já não bate só dentro de nós. Desejo que tudo não passe de um susto. Um beijinho grande.

  • Às vezes dizia eu aquando se falasse da morte, da nossa, que não tinha medo de morrer mas sim de não saber viver. Lembro-me disso em muitos episódios da vida. Naqueles duros e nos mais superfulos. Muito mais naqueles que me chego a queixar do que não devia e dois segundos depois estou a bater com a mão na boca. Hoje, não tendo filhos, é nos meus pais que muitas vezes vejo essa dor. Se agora faltasse eles sofreriam como nem sequer imagino tal é a nossa ligação, porque são eles que merecem, até um sempre muito longo eu espero, ver-me por aqui nesta caminhada, como eu acredito que mereço te-los por muito e muito tempo a fazer parte destes meus dias.
    Um beijinho grande e espero de coração que tudo corra bem desse lado, seja o que seja.

  • Me,
    Muita sorte para esta fase menos boa que estás a passar… Estás rodeada de energias positivas e acredito que a tempestade vai passar e o verão vai chegar e ficar….porque mereces isso e tudo mais….
    Relativamente ao comentário da Ana….só digo uma coisa: tenho pena dessa senhora…e não ligues…como sempre ouvi dizer “vozes de burro, não chegam ao céu”.
    Beijinho enorme <3

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.