Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Sim pessoas.

Sim, a minha filha faz pose para a fotografia.

(o raio da gaiata tem de ter alguma coisa da mãe)

Sim, a minha filha tem este ar sereno nas fotografias porque é o ar que tem sempre.

(confere, tudo o resto é do pai)

Sim, a minha filha tem este ar sossegadito nas fotografias porque é mesmo sossegadita.

(confirmo, é mesmo filha do pai dela)

Aliás, sossegadita demais. E, não me venham dizer que um dia vou desejar que ela esteja quieta.

A única coisa que eu desejo hoje (e que me faz acreditar que nunca vou desejar que ela esteja quieta) é que a avaliação da fisiatra na próxima segunda-feira – quando deveríamos estar a banhos no Algarve, se resuma a preguicite aguda e se resolva com meia dúzia de sessões de fisioterapia.

E que o fantasma da isquémia cerebral desapareça de uma vez por todas.

46 Discussions on
“Sim pessoas.”
  • Desejo do fundo do coração que esteja tudo bem, que seja só preguicite. Aliás, bem sabemos que há crianças mais precoces que outras, que há umas mais traquinas que outras.
    Hade correr tudo bem!!!!!!!! beijinhos

    • Soinita, ausência total de qualquer espécie de vontade de pôr os pés no chão.

      Como é um RCIU, a probabilidade de existir alguma isquémia que afecte a capacidade motora aumenta.

  • Me, seja qual for o resultado da fisiatria nunca se fique só pela opinião de um único profissional… (Provavelmente já sabe isto, mas é sempre bom confirmar ou não com vários e diferentes especialistas).

    Boa sorte, vai correr tudo pelo melhor…
    Esperança *

  • Minha querida, à anos que acompanho o seu blog, no entanto este é o primeiro comentário que aqui deixo.
    Também tenho um bebe, de um ano, e sei que quando achamos que alguma coisa pode não estar bem é muito dificil manter a cabeça afastada da ideia até termos a confirmação que está tudo bem!
    Só lhe posso dizer para ter muita força e muita esperança que tudo vai correr bem 🙂
    Vou rezar para que esteja tudo bem com a sua pequenina, que por sinal é linda, linda.
    Bjs

  • A tua filha é um MUST …. 🙂 Linda, simpática e muito fotogénica …. Minha querida ela é muito pequenina e pode ser que ela seja mesmo assim e não tenha problema nenhum. As crianças são todas diferentes, umas mais sossegaditas outras mais traquinas …. Um beijo e pensamento positivo que é coisa q tu felizmente tens …. 😀

  • Me, o facto de ser um RCIU, não quer de todo justificar existência de isquémia. Existe possibilidade, sim. Mas tive um caso desses na família… o bebé em questão também teve Retardo de Crescimento Intra-Uterino e houve também uma grande preocupação com o facto de não existir “vontade” de tocar sequer no chão. Posteriormente, esta dúvida e nuvem negra dissipou-se e actualmente o bebé não pára um só segundo!!! Super espertalhão e um reguila! Ninguém o pára!
    A tua filha é um amor, é tranquila. Vais ver que tudo vai ficar bem e esta desconfiança vai desaparecer!
    Força e um beijinho bem grande**

  • Me,
    espero que que corra tudo pelo melhor,
    o que desejo para a minha filha é o que desejo para a tua,
    beijinhos querida,
    já estava com saudades desta azafama de posts

  • Muitos pensamentos positivos para ti Me…e que não seja mais do que preguicite aguda 😉
    Boa sorte e que corra tudo bem… Beijinhos enormes 🙂

    P.S. – E ela é LINDAAAAA 😉

  • Olá,
    Eu acredito e desejo que esteja tudo bem.
    Por aqui também sempre tivemos um bebe sossegado, muito calmo, sem birras, etc… Ainda hoje, com 7 anos, é assim. Não gosta de confusões, não faz birras, mas é um miudo 100% saudável. É apenas calmo e sossegado.
    Acredito que a Mini Me seja assim também.

  • Pensamento positivo! Vais ver que ainda vais descansar uns dias sem esse fantasma a assombrar-vos a vida.
    Beijinhos para a mãe e para a bebé mais fashion!

  • Me,
    Há três verões esse fantasma também pairou de forma intensa sobre a minha cabeça. Senti o mundo a fugir-me debaixo dos pés… Tudo não passou de um susto. Três meses de fisioterapia resolveram tudo. E é verdade hoje apetecia-me que ela, de vez em quando, fosse um bocado mais calminha. Tornou-se num diabrete, mas muito amorosa. É linda a Mini Me. Beijos

  • Será só preguicite aguda, pelo menos assim espero. Há bebés que se desenvolvem mais numas coisas que noutras, e outros são mais preguiçosos (não, não sei de nada e sou mais uma parva a dar palpites, mas é o que oiço dizer e acredito) 🙂

  • Me, ela é sossogadita ou parece não se estar a desenvolver para a idade dela? A consulta do fisiatra veio por aconselhamento do pediatra? Qual a opinião deste? Acompanho o blog já há algum tempo, e raramente tenho feito comentários….mas como sou fisioterapeuta…

    • Sara, não faz apoio de pé.

      A pediatra indicou uma fisiatra especialista em bebés e em função da avaliação dela far-se-á ou não ressonância (não se faz já a ressonância porque não se vai anestesiar um bebé desnecessariamente).

      Um beijinho e obrigada

      • Hum… Como já esperava, não vou opinar pois não tenho dados muito concretos para o fazer. De qualquer das formas espero que não seja mesmo nada de mais, e fico a aguardar para ir percebendo plos variados posts que, está de facto, tudo bem =)

  • Custa-me a crer que essa suspeita seja assim tão “linear”. Todos vimos a fotografia que aqui postou (bem bonita, por sinal) em que a menina pousava os pés e estica as pernas. Pousava os pés em cima dos seus pés. É um facto. Talvez passe por aquilo que ela leva nos pés e que talvez não seja assim tão confortável (para ela andar descalça tb não deve ser convidativo)ou pura preguiça. Cada bebé tem o seu tempo, pura e simplesmente. E se for estimulado chega lá. Com o seu próprio tempo. E ninguém a vai multar por isso.

    • Mariana, a pediatra dela – directora do serviço de neonatologia e com 30 anos de experiência ainda não tem um diagnóstico definitivo, mas ainda bem que existe alguém que consegue fazer uma análise tão linear e rápida a partir de uma única foto.

      A Mini Me não faz uma coisa que se chama “apoio de pé”, mas a Mariana, a partir de uma foto (que faz parte de um conjunto de 30 disparos e que conseguiu resultar numa imagem perfeita, afirma que é um facto que ela pousa os pés e estica as pernas (até estava lá para ver).

      Eu quero mesmo acreditar que a minha filha não tem problema nenhum. Aliás, tenho a certeza disso. Mas não é com diagnósticos destes que obtenho essa certeza.

      Se pretendeu dar apoio ou animar, falhou redondamente.

      • Falhei redondamente porque, de facto, quer interpretar como tal. Não me ouviu dizer que vim fazer um diagnóstico. Nem pouco mais ou menos. Aliás, a minha área é a Medicina Dentária e não a Neonatologia ou semelhante. No entanto, limitei-me a relembrar aquela foto aqui postada que parecia e que não era assim tão assustadora. Mas, realmente, não passa mesmo disso: uma foto sem qualquer valor diagnóstico. Não será assim que os obtém mas poderia sempre pensar um bocado mais positivo apesar de todas as vicissitudes da vida. Se não fosse o pensamento positivo onde estariamos mutos de nós, não é verdade?
        E se a Me tem um blog em que não aceita uma opinião ou não recebe apoio exactamente como pretende ficando chateada , tenho muita pena. Chateada fico eu porque insisto em cá vir e comentar. Estamos sempre a aprender. Felicidades

        • Mariana,

          Se viesse cá com frequência saberia que falta de pensamento positivo é coisa que não me falta. Mas no meio do vendaval de más notícias que recebemos nas últimas semanas (das quais não tem conhecimento e como tal não pode adivinhar) não é fácil ignorar as vicissitudes da vida. Acredito até que existam poucas pessoas com a capacidade que eu (e a minha mãe) temos para encarar e viver notícias menos boas. Não tenho dúvida de que o que me escreveu não tenha sido com a melhor das intenções, mas, infelizmente, da mesma forma que gosto de ver o copo meio cheio, também não gosto que desvalorizem situações graves como esta, quase como se eu fosse uma daquelas mães paranóicas que compara o desenvolvimento dos filhos com o dos outros (que não sou).

          Tentou apoiar-me e mostrar-me a sua solidariedade e, provavelmente por estar num momento menos bom, magoou-me.

          Se a ofendi, lamento. Reagi em minha defesa mas não era minha intenção ser “pobre e mal agradecida”.

          Um beijinho

          • Costumo passar aqui pelo sítio. Quando posso, mas passo.
            Em grande parte devido aquilo que a vida me proporcionou tenho plena noção que sou cada vez mais “adepta” de agoniar com certezas (as menos boas, claro). As incertezas já foram tantas e tão graves que para minha sanidade mental só me preocupo/falo/reflicto quando essas mesmas incertezas se transformam em certezas. Não é desvalorizar. É, pelo contrário, valorizar o presente e amarrar-me com unhas, dentes e canivetes ao que de bom ainda vou tendo na frente. Admito. Portanto, aquilo que disse não foi desvalorizar. Nem foi sequer minha intenção magoá-la. Ah! E também não a chamei de pobre e mal agradecida.
            Felicidades

  • Um beijinho grande e que esta nuvem se dissipe duma vez.
    Mas sim, quando isto passar e ela começar a correr sem parar, sem te dar ouvidos, atrás disto e daquilo acho que vais querer que ela sossegue um pouquinho… 😉 Só um pouquinho!
    Beijinho
    Mi♥
    justanotherblogornot.blogspot.be

  • Desde que a Laura nasceu (ou até mesmo antes) sempre existiram “fantasmas” de possíveis consequências do problema dela. Até agora nenhuma se confirmou, e espero que assim continue, compreendo a preocupação que deverão sentir, a vossa vida não tem sido fácil, mas admiro o modo de estar, de lidar e enfrentar os problemas, e é mesmo assim um dia após o outro!
    Torço para que a consulta corra bem, um beijinho enorme.

  • Me eu sei que a Mini Me está a ser seguida por uma boa equipa, menos de certeza não podia ser, mas só venho aqui para te dizer que minha filha nasceu de 40 semanas absolutamente dentro dos parâmetros ditos “normais” ficou 10 dias internada com antibióticos porque tinha uma PCR alta( assim como eu sempre tenho), depois disso durante esses 4 anos, para alem dos dentes, não me deu trabalho nas doenças, até suscita uma “inveja” à certas pessoas que sempre me perguntam se minha filha nunca adoece, mas sim é raro e dou Graças à isso.
    Mas sempre fui , como diz a pediatra dela, um bocado maluca em relação ao desenvolvimento, os dentes vieram tarde (9 meses) ohhhhh e depois todos de uma vez, negava-se pura e simplesmente a ficar em pé, colocar os pés no chão, gatinhar? vai tu! Com 11 meses conheceu na creche uma companheira que lhe ensinou a arrastar o rabo no chão, era uma imagem engraçada mas por-se de pé tá quieto, é que nem apoiada, nem com ajuda, nada de nada, e eu já maluca.A pediatra disse-me ” Oh filha os meus andaram aos 16 meses porque a tua filha coitada tem que ser como tu queres? Até aos 18/20 meses não te rales”, e eu engoli em seco.
    Pois que um dia (13/10 ohhhh) o pai diz para se levantar e vir ter com o ele, a gaiata levanta e começa a correr…e eu? Paralisei e chorei mas chorei a valer e depois ria-me feito maluquinha , a educadora nem queria acreditar, porque ela era a única da sala que não andava , pois então a partir desse dia nunca mais parou e é um salve-se quem puder.
    O que aconteceu cá em casa, para alem da minha ansiedade toda, era o auto-controle dela que existe até hoje, não é dada à aventuras de todo, só mesmo se sentir muito segura e só com os pais . A tua M pode ser , e deve mesmo ser, uma pessoa muito calma, e controlada e quando sentir-se preparada vai dar os passos todos do seu desenvolvimento motor.
    Vigia porque ela sendo um Rciu precisa mesmo desse acompanhamento e sabes melhor que ninguém, mas ela já te deu tantas provas que tem já uma personalidade própria que essa fase pode ser mais uma demonstração disso.
    Beijinhos e um cheirinho no pescoço da Mini Me.

  • Olá,
    É a primeira vez que escrevo algo para um blog. Lei há imenso tempo e visto a capa do que diz muitas vezes. Acompanhei a situação da sua irmã porque o meu pai estava num processo igual, apenas a localização era diferente.O meu pai faleceu a 7/05/11, o meu filho tinha nascido a 18/03/11, aliás o avô mal o conheceu…foi uma fase muito feliz por ter sido mãe, mas muito triste por o meu pai estar numa fase terminal. Muitas vezes as suas palavras foram inspiradoras…
    O meu bebe foi resultado de uma 2ª gravidez, perdi o 1º com 19 semanas, na altura fazia o meu pai quimio paliativa. fases muito dificeis!!!!
    Entretanto, o meu filho já tem 17 meses. Aos 10 meses o pediatra na consulta diz-me que o perímetro cefálico acima do P95, que poderia ser autista, e que teria de ser acompanhada para neuropediatria. Caiu-me o chão…,fui ouvir outra opinião, e mais outra…até agora é vigiado, mudei de pediatra, e apenas é cabeçudito…
    É uma criança paradinha, andou aos 15 meses e segue o seu ritmo…
    Muitas vezes os médicos também exageram…Vai ver que a pequena é só preguiçosa.
    o meu tem de usar chapeus maiores!!!!!!
    Aguardo noticias e estou a torcer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Me, a tua menina é linda e maravilhosa e eu, Sôdona Fada, mandou pós de perlimpimpim de MUITO BOA SORTE e vai tudo correr bem. Segunda vais estar aqui a dizer “uuuuuuuuuuf, alívio, não era nada!”. 🙂

  • A minha sobrinha (filha da minha prima direita) B. tem poucos dias de diferença da mini Me, e é também super sossegada, um anjo mesmo, e adora olhar para a máquina! Ainda bem que há bebés assim calminhos que não dão trabalho nenhum 🙂

    Quanto ao resto estou em crer que é apenas preguicite e que não é nada de mais! Por acaso, pelas fotos que colocas (desfocadas), acho-a super parecida com a mãe 🙂 É linda!

    Beijocas

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.