Esta macacada da legionella que assola o concelho onde moro, o mesmo concelho do colégio da minha filha, o concelho onde os meus sogros têm espaços comerciais abertos ao público, deixou vários milhares de pessoas em pânico. Uma consequência mais do que normal numa situação destas e naturalmente exacerbada pela informação que os meios de comunicação vão chutando e pela iliteracia de meio Portugal.
Mas, morando aqui e tendo as preocupações normais que era esperado que tivesse, não deixa de me chocar a reacção do resto de Portugal em forma de comentários por essas redes sociais fora, plenos de chico-espertismo, que só demonstram desconhecimento (“ah é só passar o chuveiro por lixívia” – oh meus grandes lerdos, isso era se a bactéria estivesse no chuveiro! Vocês sabem onde ela está? Parabéns! Alertem as autoridades que ainda não descobriram!).
Sabem o que vos digo? Pimenta no cu dos outros é refresco. Legionella nos pulmões dos vilafranquenses é refresco. E ébola no sangue dos africanos também.
Infelizmente, a gnorância das pessoas é terrível. A mim choca-me muito que se diga “ah, os que morreram também já eram doentes” como se, por essa razão, as suas vidas tivessem menos valor que a dos outros.
Morei na Póvoa de santa Iria durante 20 anos e estou bastante preocupada, porque parece-me que ninguém sabe muito bem o que fazer. Se se pode ou não consumir a água (parece que sim?), se se podem tomar banhos (fogem a essa pergunta nos noticiários)… e o problema continua. 🙁
Mas era preciso um comentário tão agressivo? Credo…
Boa tarde,
Há muitas coisas que escreves e que não concordo, no entanto nesta questão estás coberta de razão. é muito fácil dar palpites quando se trata dos outros, do problema dos outros.
É uma situação grave e de difícil solução, não basta falar dos chuveiros e dos banhos, até porque esses foco já pode estar debelado com as doses de cloro aumentadas e sim, neste caso sei do que estou a falar, mas e o resto? As torres de arrefecimento de inúmeros locais? as bactérias podem estar por aí no tecto de qualquer supermercado/hipermercado/centro de saúde…
Que tudo acabe rápido é o que desejo.
Ola.
Eu não moro em vfx, mas tô cá todos os dias da semana pois o meu trabalho é mxm no centro da cidade.
Frequento o ginasio das piscinas municipais e ate saber a razao deste surto, confesso que tenho receio de tomar duche e ate ligar o AC do escritorio….. Não se sabe de onde vem nem para onde vai e ate la todo o cuidado é pouco……
´olha é para veres o que custa, se estivesses do outro lado também já tinhas mandado uma bacorada qualquer… ( li algures um artigo onde dizia para para meter o chuveiro em lixívia pelo menos uma vez por semana, nao dizia que bastava, era apenas uma medida preventiva)
A Augusta cansa-me a beleza sabia?
Tens razão, eu não sou de vilafranquence mas legionella no vosso ** não é refresco, é tão preocupante como se fosse aqui onde moro.
http://www.prontaevestida.com