Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Eu explico.

Pessoas de Portugal: conhecidos, amigos e até familiares.

 

Eu explico:

 

É do mais absurdo, ridículo, hediondo, medonho e até assustador, dizerem, perante determinado tipo de situações ou notícias: “ah, vai fazer muito bem aos teus pais!” – a propósito da falta/saudade/tristeza pela morte da minha irmã.

 

Pessoas – principalmente MÃES!!! – há alguém ou alguma coisa neste mundo (ou em qualquer outro) que substitua os vossos filhos???

 

NÃO, POIS NÃO?!?!?!?

 

Então, por favor, remetam-se ao silêncio e não digam mais disparates se não querem levar uma boca foleira daquelas que a senhora minha irmã tão bem sabia dar, que eu tão bem aprendi e, quiçá, aprimorei.

 

22 Discussions on
“Eu explico.”
  • Realmente o sentido de oportunidade deixou de ser uma qualidade em muitas pessoas! Eu só gostava de perceber o porque de proferir estes disparates?! É que basta ter dois palmos de testa (nem é preciso ser-se mãe) para perceber que nada substitui um filho. E mais do que isso, se não percebem algo tão simples o melhor é ficarem calados! Mania desta gente em andar sempre a tecer comentários sem nexo sobre a vida dos outros…

  • as pessoas conseguem ser muito cruéis, principalmente acerca de assuntos que acham sempre que podem opinar, sem conhecimento de causa.
    segundo as minhas conclusões, essa crueldade é directamente proporcional à ignorância de quem as imite.

    segue para bingo.
    beijos

  • Uma vez ouvi o seguinte:
    Quando morre um conjuge, fica-se viuvo (a), quando morrem os pais fica-se orfão, mas não há palavra para descrever quando se perde um filho. Força

  • Perdoa-me o que vou escrever (pois nem sou das pessoas que mais comenta por aqui apesar de ser leitora assídua) mas… Assim é que é! Nada substitui a pessoa que perderam. A vossa vida segue em frente e encaram os acontecimentos de uma forma de bastante força que invejo. Mas substituir? Isso nunca irá acontecer…

  • Nada, nem ninguém, substitui um filho… nem mesmo outro filho! É um buraco que nos fica no coração e um nó no estômago que nunca mais de desfaz!

    É doloroso… é contra-natura… é horrível… e não nos trará nada de bom!

    Podemos aprender a lidar com a tragédia de formas diferentes, mas… BEM NÃO NOS FAZ! E o sorriso não volta a ser o mesmo e a conseguir sentirmo-nos plenamente felizes passa a ser uma utopia… digo eu… que nunca perdi um filho, mas que fico quase em estado de choque só de o imaginar!

    Beijinhos!!!!

  • Xiça, que Mundo este…

    Mas por que cabeça torta passa a ideia de achar que vai fazer bem a um pai, a morte e saudade de um filho?
    Eu não sou mãe e portanto não terei a dimensão certa do que uma perda dessas fará à vida de um pai/mãe, mas certamente que com a partida de um filho, uma boa parte de nós também morre com ele.
    Cada vez mais gosto da máxima ” se não tens nada de bom para dizer, deixa-te estar calado”.

    Bjs babe

  • Posso meter-me onde não sou chamada, posso?

    Eu, na minha ingenuidade ou parvoíce, acho que as pessoas não fazem por mal. Acho que o que as pessoas querem dizer é que, sendo impossível substituir alguém que se perdeu, pode haver certas coisas que fazem as pessoas sorrir outra vez e voltar a acreditar na vida. Claro que, no vosso caso, vocês nunca deixaram de sorrir, mas vocês são especiais! Muito especiais! Em todo o caso, uma boa notícia faz sempre bem 🙂

  • Quero escrever qualquer coisa e sinceramente não me saem palavras para comentar tal barbaridade…
    Afinal o que é que faz bem aos teus pais??? As saudades e a dor de terem perdido a tua irmã?? Mas as pessoas andam doidas!
    Certamente devem ser pessoas vazias de qualquer tipo de sentimento, que nunca amaram e nunca foram amadas!
    Enfim, tens que tens paciência e não dar ouvidos a comentários desses. Afinal tens uns pais maravilhosos e uma irmã que onde quer que esteja, está a olhar por vocês! E espero bem que ela puxe as orelhas a essa gentinha que tece tal comentários. Beijinhos

  • Claro que NAD substitui a perda de um filho. NADA. Mas eu não acho que seja com esse intuito que as pessoas o dizem. Não acho que o digam por mal, que sejam mal formadas ou estejam necessariamente a ser incovenientes. Ninguém sabe a dor que é perder um filho. É algo tão contra-natura que nem há nome para um pai que perde um filho. Mas acho que as pessoas dizem essas coisas no sentido de minimizar a dor. Claro que não é isso que acontece. Ninguém é substituível. E acredito que nem o tempo atenua essa dor. E até acho que vocês lidam muito com isso e vão em frente e conseguem sorrir. E claro que as pessoas não têm razão quando dizem essas coisas. E era melhor que ficassem caladas. Mas não acho que mostre que são mal-formadas. Mostra é que não sabem que de vez em quando é melhor ficar calado.

  • Não sei se percebi… as pessoas dizem que as saudades e tristeza fazem bem aos teus pais, ou que uma determinada situação (por exemplo, ir passar uns dias fora) vai fazer bem aos teus pais por causa da tristeza que sentem? É que se for a primeira questão é de facto cruel e sem sentido, mas se for a segunda, apesar de nada substituir, pode fazer bem à cabeça distrair-se com alguma coisa ou notícia, ou situação nova, não? Nada substitui, mas temos de nos agarrar aos pequenos nadas para continuar a viver e encontrar um escape e até alegria na vida que temos para viver. Tudo pode fazer-nos bem, mesmo que estejamos muito mal…

  • Fiquei a pensar, será a notícia de um novo elemento na família que gera esse tipo de reacções?! 😉

    Ainda assim, as pessoas não substituíveis… não mesmo| Bjs

  • Eu acho que muitas vezes até pode nem ser por mal, ou seja, acreditam mesmo que estão a dizer algo simpático, não corre é muito bem. Mas sim, há situações em que o melhor é não dizer nada. Beijinhos!

  • Acho que na maior parte das vezes as pessoas não têm a mínima noção daquilo que estão a dizer… mas como, infelizmente!, não gostam de se manter caladas saem-se com este género de comentários, muito pouco sensatos. Enfim… Resta-nos responder-lhes com as tais ‘bocas foleiras’ …

  • Boa noite
    costumo ler o seu blogue
    acompanhei o relato quando infelizmente a sua irmã “partiu”
    a mim aconteceu me o mesmo, com o meu mano, ira fazer 2 anos em Setembro… foi… mas está sempre muito presente…
    sinceramente as pessoas não compreendem pelo que passamos, uma vezes o meu estado de espírito é nulo…
    Mas recordar é viver e as boas recordações as que estão junto ao Coração ninguém nas tira…
    Um grande beijinho

  • Acho que sei do que falas… Não sei se as pessoas o dizem por mal, mas, de facto, não minimiza a dor nem ajuda em nada.

    Resta-me deixar-te um beijinho grande (por todos os motivos que sabes) e desejar-te o melhor do mundo! Continua a sorrir e a encarar a vida dessa forma… Admiro-te, sabes disso.

  • Muitas vezes as pessoas não o fazem por mal.
    Claro que tudo depende do contexto e da forma como é dito.

    Se é uma situação que vos deixa desconfortáveis, ignorem… muitas vezes é o melhor a fazer.

    Beijinhos

  • Não sou de deixar comentários, apesar de vir ler-te todos os dias, mas hoje resolvi deixar umas palavritas. Eu compreendo que vocês não gostem de ouvir essas coisas porque vocês sabem que NADA algum dia vai substituir ou diminuir a dor da perda da tua irmã, mas na minha humilde opinião acho que as pessoas não o dizem por maldade. Pelo que percebi, e se for esse o caso fico muito feliz por vocês, brevemente irá haver um novo membro na família , e com isso as pessoas acham que pode ser um “conforto” para vocês sem que com isso estejam de maneira alguma a minimizar a vossa dor. Não sei se me fiz entender mas de qualquer das maneiras desculpa a minha intromissão é sempre complicado fazer comentários a assuntos tão delicados. Felicidades!

  • Compreendo-te tão bem… levei dois anos a ouvir as pessoas ” fazia tão bem aos teus pais..” se ao inicio ate deixava passar, depois já nao conseguia disfarçara revolta que me trazia ouvir isso.. Porque é um sinal claro que as vezes, ainda que nao seja por mal, as pessoas não têm a minima noçao do que estao a falar.
    Agora que tb estou de bebe (19 semanas feitas hoje) ainda ouço, aos teus pais é que vai fazer bem.. e eu opto por ja não ligar. Ainda que saiba que lhes vai ajudar, lhes vai ajudar o coração.. nada nem ninguem lhes fechará a ferida no coração.. nem achamos justo que o meu menino tenha esse peso sobre ele..

    beijinho e espero que tenhas uma gravidez optima

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.