Com que frequência pedem desculpa?
Ou reconhecem o erro?
Ou sentem remorsos?
Com que frequência mostram arrependimento?
Felizmente não precisei de esperar uma vida para aprender a fazê-lo.
Hoje dou-me conta de que mostro arrependimento e peço desculpa com facilidade. À família, aos amigos, até a colegas…
E isso faz-me sentir bem. Todavia, reconheço que do outro lado é com alguma frequência recebido com estranheza… Muito provavelmente pela falta de hábito de ouvirmos um pedido de desculpas com todas as letras.
Pois que sim, que as desculpas não se pedem, evitam-se. Têm toda a razão. Mas acreditarão mesmo que nunca precisam (ou devem) pedir desculpa?
Se erro e o reconheço para mim própria, acho sempre que devo pedir desculpa. Mas, sobretudo, preciso de o fazer. É uma necessidade. Que me faz tão bem.
Devemos viver o dia de hoje, hoje. E não amanhã.
Por isso, as desculpas pendentes devem ser apresentadas (e sentidas) hoje. Amanhã pode ser tarde demais.
Não custa nada. Experimentem.
Concordo contigo, ainda outro dia comentava com alguém que devia estar fora de moda pedir desculpas porque a maior parte das pessoas tinha deixado de o fazer. Acho que a expressão "As desculpas não se pedem, evitam-se" anda a ser mal interpretada no sentido de que significa que devemos evitar os erros que nos farão pedir desculpa a alguém ou por algo. Não significa que se deve deixar de pedir desculpa.
E é mesmo assim! A capacidade de reconhecer um erro e pedir desculpa a quem a merece torna-nos melhores pessoas. Porque nunca sabemos quando pode ser tarde demais para dizer uma palavra como "desculpa"…
Felizmente já à uns anos que adquiri essa capacidade de pedir desculpas quando sei que erro, sobretudo se o meu erro magoar alguém. Não custa nada pedir e no fim fico melhor comigo mesma.
Beijinhos
Faço exactamente o mesmo. E ainda continuam a espantar-me as pessoas que nunca pedem perdão…
entendo-te perfeitamente.
e às vezes fica um silêncio, parece que as pessoas não esperam que se reconheça um erro e se diga um simples e fácil: "desculpa".
Eu peço desculpa quando erro, até ao meu sobrinho de 4 anos o faço!
Eu tenho muita facilidade em pedir desculpa, não espero para amanhã.
Beijinhos
Pois eu também peço desculpa, quando erro, ou me engano, costumo dizer que assumirmos um erro ou engano e pedir desculpa é sinal de inteligência!!
E também não perco tempo, é na hora.
já me foi difícil de dizer "desculpa". hoje digo-o com (talvez) demasiada frequência. o que também não é bom…
o mais engraçado é, de facto, a estranheza das outras pessoas face ao "desculpa". simplesmente aprendi que, às vezes, é mais fácil engolir o orgulho parvo do que nos chatearmos por coisas pequenas. *
Eu,sinceramente,sempre tive muita dificuldade em pedir desculpa. Mas felizmente com o passar dos tempos aprendi a controlar o orgulho e já o faço com mais facilidade.
kiss kiss
Tens toda a razão!! É por estas coisas que eu gosto muito de visitar o teu blog 🙂
Concordo contigo. Sou orgulhosa mas quando erro, não tenho qualquer problema em admiti-lo e pedir desculpa. 🙂