Assim que entrei para o mundo profissional, esse grande salto na vida de uma pessoa, comecei imediatamente a ter colegas (e quem diz colegas diz quaisquer parceiros empresariais) estrangeiros.
Na empresa onde estive anteriormente, eram maioritariamente ingleses, franceses e suíços…
Onde estou agora, a massa crítica divide-se entre espanhóis e franceses.
Entretanto, já tive a oportunidade de fazer uma visita de estudo profissional à Holanda, onde conheci algumas empresas do mesmo sector e, portanto, profissionais holandeses.
Ora, o que há em comum entre todos estes parceiros estrangeiros?
Não é nem a empatia, nem a forma de trabalhar, nem sequer a forma de comunicação.
É a indumentária.
É que minhas queridas, venha o diabo e escolha. Contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que se equiparam ao bom gosto dos homens portugueses (que quantas vezes até roça o duvidável)!
Das senhoras não posso emitir opinião porque parece que fora de Portugal as senhoras não trabalham… rectifico, praticamente não me cruzo com colegas estrangeiras, pelo que não posso avaliar as respectivas vestimentas!
Agora os senhores… bem, é mesmo de exclamar “Senhores!”
E sobre isto, só posso concluir que, tenho mesmo muitaaa pena de não trabalhar com italianos!!!
Olá,
Pois, cá os meu parceiros são maioritariamente Alemães.
É cada cromo! Se estão de fato, é riscas com quadrados. Azuis, verdes, castanhos… enfim, antracites e azuis não fazem parte da lista de cores deles.
E as camisas? Uma raridade: amarelas, vermelhas.
Uma vez, aí há uns dois anos, um aparece com um fato cinza claro, com riscas roxas. A camisa era lilás com pintas e riscas roxas. A gravata era bordeuax e roxa e tinha o Mickey!
E as meias?
É pintas, bonecos… E então quando andam com as sandálias abertas, naqueles jantares menos formais.
Apresentaveis são pucos, aí uns dois ou três e mesmo assim têm dias.
As senhoras, conheço algumas. São C&A no seu melhor.
OS orientais conseguem andar melhor que os alemães. É que esses andam com as camisas floridas (falo de malaios), mas faz parte da cultura deles e aceita-se…
Eu tenho a sorte de trabalhar com italianos 😉 E basta dizer que o Paolo Maldini foi o primeiro homem que me despertou a atenção estava eu a entrar na adolescência!
Beijinhos
trabalhar com italianos!=?
Eu ca trabalhar com eles não, mas ir com eles comer uma pizza e besuntá-los com gelado hehehheheh isso era boa ideia!
ahhahaha
E eu que o diga! Já tive de trabalhar com um polaco, que se descalçava quando estava sózinho no escritório, uma vez eu entrei na sala e ele não devia estar à espera então era vê-lo todo atrapalhado a calçar os sapatos…
já trabalhei com um indiano, no comments!
Com um inglês, o cheirinho…
Também já me cruzei com espanhóis e americanos e na verdade venha o diabo e escolha LOL
Italianos acredito que seria uma boa escolha, era uma lavagem aos olhitos todos os dias (pelo menos acredito que sim!)
Bejocas larocas
SJ
Tenho de concordar contigo… Olho para a maioria dos homens portugueses e andam para aí umas criaturas que… OMG!!! Parece que não devem ter um espelho quando saem de casa. Ao menos eu não tenho de ver grandes "figuras" no meu dia-a-dia de trabalho. Ao menos por aqui anda tudo fardado e bem compostinho 🙂
Mas pelos vistos indomentárias à parte, parecem ser mais empenhados e trabalhadores que os Portugueses e não têm necessidade de se afirmar atrvés das vestes. Já vi muitos engravatadinhos vestidos de forma irrepreensível, mas que se for preciso trabalham no mac donald's. Isto é uma caricatura óbviamente, mas espelha um pouco a realidade. Bj
Eu trabalho com suecos (maioritariamente). São informais mas estão sempre bem.
Lol, eu trabalhei já com holandeses mas também com outras nacionalidades. Devo dizer-te que é raro o dia em que não estão no seu melhor 🙂
Beijinhos,Sofia