Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Sobre convidar e ser convidado

Há uns tempos, estávamos a sair para ir almoçar a casa de uns amigos e perguntei ao R. que vinho seria melhor levar.

Ele deu-me uma resposta pouco habitual e que me deixou a pensar.

“Quando as pessoas vêm cá a casa, nós já tivemos o cuidado e preocupação na escolha do vinho, já está na temperatura certa… Se nos trazem vinho, sentimos-nos na obrigação de beber esse e não o que escolhemos e que provavelmente seria o mais adequado porque fomos nós que fizémos a refeição e consequentemente escolhemos o vinho mais adequado. Não te parece bem deixar que nos sirvam o vinho que lhes apetece?”

E isto, que vai contra aquilo que seria expectável, deixou-me na dúvida… e quase com a certeza de que ele até tem razão…*

*E porque não acho muita graça à ideia “de mãos a abanar”, podemos sempre optar por levar um ramo de flores… quem não gosta de receber flores?

27 Discussions on
“Sobre convidar e ser convidado”
  • Olá!! Nesse aspecto concordo com ele!! Nós na nossa família também não temos o grande hábito de beber vinho, uns não podem e outros não apreciam! O que por vezes acontece é uma pessoa levar uma garrafa pequena com o seu vinho habitual apenas para ela. De resto somos nós que tratamos de tudo. Já este Domingo tivemos família a almoçar e foi assim. Comprámos um vinho verde para dar bem com o marisco e peixe, mas o meu tio trouxe uma garrafinha com o tinto dele que não dispensa nas refeições. Podem sempre trazer uma pequena sobremesa, ou mesmo nada!!! Para mim a presença é o mais importante do mundo!!! Beijinhos

  • Eu também quando vou a casa de amigos para uma refeição ou lanche costumo levar sempre uma tarte, bolo ou outra sobremesa… depende da ocasião…

    Quanto a bebidas penso que os anfitriões normalmente sabem melhor o que combina com a refeição…

    Bjinhos
    Su

  • Normalmente o que fazemos é o seguinte, ou avisamos que levamos o vinho e perguntamos se preferem tinto ou branco, ou caso contrário, eu opto por levar umas bolachinhas feitas por mim ou uns bombons que serviam para acompanhar o café – a não ser que me voluntarie para levar sobremesa mesmo.
    Mas umas flores também é uma boa opção.

  • Não discordo, mas tenho uma visão ligeiramente diferente da questão: Vejo a garrafa de vinho como uma "prenda" para ficar/guardar, e não necessariamente na perspectiva de "trazer a minha comida de casa".

    Se se proporcionar beber o vinho que se ofereceu, sem ser "forçado", melhor, mas sempre dando prioridade ao(s) "vinho(s) da casa".

    Até porque é expectável (mas infelizmente nem sempre habitual) que o "da casa" já esteja escolhido, preparado e à temperatura adequada.
    (tal como o R. espera)

    E depois há os casos onde nem vinho, temperaturas ou copos… Aí bebe-se água pq sempre achei que é melhor beber pouco vinho muito bom que muito vinho pouco bom…

  • Não podia estar mais de acordo, ainda mais porque o N. é apreciador de vinho e fica sempre decepcionado quanto os convidados lhe aparecem com uma garrafa, lá está, sentimo-nos na obrigação que utilizar o oferecido.
    Mas aparecer de mãos á abanar nop…ou a sobremesa, ou flores, ou bombons, mas nunca sem nada!

    😉

  • Também sinto o mesmo quando vão lá a casa ou quando levo vinho para casa de alguém. Se bem que é a opção mais fácil mas acho que a sobremesa (que dá mais trabalho) ou as flores são uma boa opção. Mas depois também há a questão…quando são amigos é mesmo preciso levar algo? Não me importo nada que quando venham a minha casa não tragam normal…parece algo tão formal…

  • Também podem sempre optar por, quando forem convidados "avisar" que levam a sobremesa! Também podem depois dizer qual é a sobremesa para o caso de não ficar bem com o restante comer poderem mudar, apesar de eu achar que a maior parte das sobremesas ficam bem com tudo, mas isso sou eu! lolol

  • Eu costumo perguntar o que é que preferem que eu leve, e costumam ser sinceros.
    Se disserem para não levar nada, então eu levo um "presente" que ache adequado, que muitas vezes é um ramo de flores.

    Já levei coisas como uma garrafa de vinho do Porto (que tem a vantagem de não ter que ser usada naquela refeição), um licor, um queijo, ingredientes para um determinado cocktail, uma planta, …

  • Sinceramente, acho um pouco formal levar flores para muitos dos jantares que tenho em casa de amigos, pelo menos os meus… escolheria flores, para um aniversario um jantar mais formal mesmo. Imaginem que o jantar é churrasco, lá no terraço??? Hum…

    Acho a ideiado vinho do Porto mt boa, ai, ja poderá ser aberta noutra altura.
    Quando for um café, sugiro-vos umas colheres de chocolate (branco, leite, negro) que o E. Leclerc vende, faz um brilharete.

  • Opto sempre pelas flores. Normalmente no círculo mais próximo de amigos dispensamos a formalidade do presente pelo que acho que as flores também servem como um presente mais neutro para um anfitrião que não conhecemos assim tão bem. Os aperitivos ou digestivos também são uma boa ideia.
    Pessoalmente não gosto que os convidados tragam vinho ou sobremesa porque penso nisso à partida quando planeio a refeição.

  • Eu concordo plenamente com ele. Normalmente ofereço-me para levar a sobremesa, ou se é pessoas que não tenho assim tanta confiança levo uma planta. Posso levar o vinho mas depende dos anfitriões (se apreciam ou não um bom vinho, lol)

    bjs,

    1ª vez que comento mas passo por aqui muitas vezes.

  • O R. tem razão, e eu ainda tenho o problema adicional de não perceber nada de vinhos, e de estar habituada a que me escolham sempre o vinho, pois já sabem do que gosto!!

    Tb não gosto nada da ideia de ir de "mãos a abanar" mas olha deixo-te aqui uma bela ideia para uma sobremesa: http://www.artisanigelado.com/
    Estes gelados são simplesmente divinais!!! Quem não gosta tb de receber um belo geladinho!!! ehehheh 😉

    Beijinhos

  • Eu até concordo com ele, mas geralmente quando nos trazem vinho para casa, recebemos como uma prenda, e a não ser que se adeque ao prato que vamos servir (e se der tempo de colocar à temperatura ideal), costumamos guardar com a premissa de um novo jantar, onde beberemos esse vinho 🙂 esta perspectiva também é boa, assim temos sempre pretexto para reuniões de amigos, não que precisemos 😉

    Beijinhos

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.