Não é que seja existencial… de todo!
Mas que me faz uma comichãozita, faz!
Ora, minhas alminhas caridosas que gostam de maquilhagem e fazem literalmente colecção, expliquem-me uma coisa.
Eu, que me maquilho todos os dias (à excepção do fim-de-semana) e que uso a mesma base, o mesmo rímel, o mesmo iluminador, o mesmo blush e vario apenas entre 3 a 4 tons de sombra, vejo-me grega para os acabar (à excepção do rímel que é sempre fácil acabar) antes do prazo de utilização (em média 6 meses, variando consoante o tipo de produto)!
Por isso, não entendo como é que conseguem ter 4/5 blushs diferentes, 50 sombras, 10 batons, and so on and so on…
Compreendo que por causa das alergias tenho que ter mais cuidado com o prazo dos produtos, mas ainda assim, mesmo que não as tivesse, não me passava pela cabeça usar uma base 1 ano depois de a abrir…
Expliquem-me, a sério!
Sou eu que afinal sou poupadinha nalguma coisa e não sabia?
Me, há muita gente a usar maquilhagem já depois do prazo. Compram imensa tralha e, como depois têm pena de deitar fora, usam anos a fio. Ou então deitam foram com a embalagem a meio.
Eu já tive uma fase de comprar imensa tralha, mas agora estou como tu.
Já ando há algum tempo pja mais toleseara te fazer uma pergunta: qual a base da HR que tu usas? Eu também sou dada a alergias (eczema atópico e afins) e a maior parte das bases fazem-me mal à pele. Como sei que tens a mesma tendência, pode ser que a maquilhagem dessa marca seja mais tolerável para mim também.
Obrigada.
Beijinhos e parabéns pelo blog.
Manuela
Bom dia
Pois, eu penso que o mal é esse mesmo, as pessoas utilizam as coisas mesmo passando os prazos. Eu muito raramente uso maquilhagem mas se for a fazer uma escolha às coisas que tenho deve ir tudo para o lixo!! À excepção de um rímel transparente que comprei há pouco tempo!
Kiss
Eu acho que as pessoas nem se importam sobre o prazo de validade e aposto que a maioria nem sabe que ele existe nas maquilhagens…
Eu sou como tu, por isso não posso tirar essa dúvida 🙁
O que eu vejo é que as pessoas compram e compram e nem se lembram ou se importam com o prazo de validade.
hum… 6 meses de validade???? ups!
Tens razão Me, mas os prazos variam um pouco mais do que isso. O rímel e as bases realmente não aguentam (ou não deveriam aguentar) mais do que seis meses, mas as sombras, blush, pós compactos e soltos, etc., têm uma duração entre um a dois anos – dentro do prazo de validade, claro. Depois, há outros factores que as pessoas têm de ter em consideração, nomeadamente as que carregam a maquilhagem consigo nas malas. Factores como o calor, humidade, entre outros, também alteram a duração dos produtos. Bom post!
Compreendo-te também demoro uma eternidade a gastar uma caixa de sombras.
Beijo
A maioria dos produtos, por exemplo os da MAC, têm inscrito o prazo de validade depois da abertura na embalagem. Que não são taxativamente os 6 meses! No caso da base, eu só tenho uma a uso, pois acho um desperdício ter mais… mas a validade depois de aberta são 24meses. Claro que não me dura tanto mas, usando-a todos os dias, dura 10/11 meses!
Há pessoas que têm verdadeiras colecções de maquiagem, eu opto por não ter… fico-me pelo que preciso! Em maior quantidade tenho batons(que gasto muito), sombras e blushes! Quanto a pó,base, corrector, bronzer, máscara, eyeliner, tenho um de cada… e acho que não me falta nadinha!
Kiss*
É tudo verdade, mas…
o dinheiro que se gasta em maquilhagem (e já não falo de marcas extremamente caras), mesmo aquelas de supermercado, 'não permite' que deitemos fora os produtos depois de 6 meses de uso, quando a embalagem/frasco/whatever ainda tem produto e este parece estar como novo!
Não sou rica :/
Uma pena!
Me, a explicação é muito simples, a maioria não sabe comprar maquilhagem e muito menos usá-la, trata-se de mostrar as aquisiçoes nos Blogs. "Eu comprei","eu tenho", etc. e depois é só olhar para a cara delas, nem sequer usam rímel.
É só dares uma volta pela Blogosfera e verás que tenho razão.
Sílvia
P.S.: a maioria da maquilhagem sabes onde acaba? Nas mãos de colegas de trabalho e amigas.
Óptima pergunta! E dizerem que por uma questão monetária não podem deitar fora produtos estragados, também deveriam não ter dinheiro para comprar quinhentos produtos, mas isso dito eu 😉
Concordo e pergunto-me o mesmo! Eu só tenho uma coisa de cada e só compro quando termina ou fica for de validade/estragada/com mau cheiro, raramente compro por comprar. Compro o que preciso. Por isso toda a minha make up anda numa bolsa pois geralmente maquilho-me no carro 🙂
Beijos
Ora eu vou responder da maneira mais honesta que consigo.
Eu adoro maquilhagem, fazer experimentações, aprender as técnicas e compras as novidades.
A verdade é que hoje em dia há marcas super baratas e boas o que nos leva a comprar mais, a colecção fica maior.
Eu tenho um canal no youtube onde faço tutoriais de maquilhagem, e quando tenho alguma coisa em mente e não tenho o produto, é fácil comprá-lo, eu acho que é assim que as MINHAS coisas se vão acumulando. Não considero tralha porque é uma grande paixão minha, e se tivesse disponibilidade financeira compraria marcas melhores. Sou um pouco anti-maquilhagem-dos-chineses, mas não é por preconceito é mesmo porque tenho medo que me faça mal à pele, pois eu sofro imenso de alergias! Não vou dizer que não a tenho, tenho no máximo, sim porque já contentei 5 produtos dos chineses e todos da mesma marca.
Agora quanto ao prazo de validade, só sabia que havia nas mascaras : e só deito para o lixo quando estiver mesmo estragada, porque tenho máscaras muito boas que já me duram à mais de 3 meses!
Beijoca 🙂
Bem,eu só tenho uma base, e um rimmel. Tenho algumas sombras, glosses tenho uns 5 ou 6, foram-me todos oferecidos! Depois tenho um pó compacto que anda ma mala, um solto translucido que uso em casa. Bem, não tenho muita coisa. Maquilho-me todos os dias para o trabalho, mas realmente tb só deito fora quando não tem bom aspecto, normalmente nem me lembro desse pormenor!
Ah, e como tenho pouco dinheiro para gastar nessas coisas, é tudo de marcas baratas como essence, elf, vichy…
mas uma desconcertante……….
Cílios e sobrancelhas curtos ou frágeis
Existe também a linha Ecrinal da França, sofisticada e especializada no tratamento dos cílios e sobrancelhas fragilizadas e deterioradas através de uma ação direta no bulbo ciliar, local de formação dos cílios e sobrancelhas. E bastante interessante. O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
http://www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
http://www.asepta.com ( da França )
http://www.asepta.com.br ( no Brasil )
A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,… )
Espero ter contribuído de alguma forma