Quem me conhece sabe que não sou pessoa dada a “coisas favoritas”.
Se me perguntassem, dificilmente saberia dizer quem é o meu músico predilecto.
Dificilmente saberia dizer qual é o meu prato preferido.
Com muita dificuldade saberia identificar o meu par de sapatos favorito.
Mas sempre soube dizer (desde que li o primeiro livro dele, com 13 anos) quem era o meu autor predilecto.
E hoje, dois dias depois de ter terminado mais um dos seus livros e a poucos dias de terminar outro que já vai a mais de meio, sinto-me triste.
Perdemos um dos mais fantásticos escritores portugueses e do mundo.
Até sempre José Saramago.
Uma grande perda para a literatura e para o mundo, sem duvida!
Também estou mesmo triste com isto, querida :X
exactamente o que sinto.
autor preferido rima com Saramago, no meu vocabulário…
até sempre
Assino por baixo. Estou triste. E sinto um enorme vazio 🙁
Uma grande perda para nossa literatura e a nossa cultura. Descobri a sua escrita há pouco e fiquei maravilhada com tanta mestria e domínio da língua. Ele continua Vivo através das suas obras!
Não diria o meu favorito, li muito pouco dele, mas sempre lhe reconheci o mérito e a genialidade. Vai fazer falta.
Não sei se é o meu favorito, mas é sem duvida um dos… Uma grande perda de facto.
Não posso concordar mais contigo! Adoro tudo o que ele escreve e ainda estava com esperança que ele escrevesse mais uma obra ou duas… E por falar nisso tenho 2 livros dele que ainda não li em lista de espera.
Embora não seja o meu escritor de eleição (graças a uma professora de português que o odiava), nunca consegui acabar de ler um livro dele, no entanto, tiro-lhe o chapéu por ter sido a pessoa que foi e reconheço-o como uma das mais importantes figuras portuguesas dos séc XX e XXI. Que descanse em eterna paz que por cá ficará perpetuada a sua vasta e importante obra!
A ler a essa velocidade desde os 13 anos, e tendo em conta o tamanho da obra que José Saramago nos deixou, terás quantos anos? 14?
Me… mete-lhe muitos mais (anos) em cima.
Não, li o primeiro com 13 e por acaso agora estava a ler dois dele em simultâneo. Passo grandes temporadas sem ler livros de Saramago e há muitos que já li mais do que uma vez.
Nos últimos dois anos, por exemplo, só li 5 dele. Face à realidade que vivia, preferi optar por coisas mais "fáceis". Agora voltei em força.
Sem dúvida..um contributo para a cultura e literatura portuguesas:(
🙂
Faz muito bem, então.
Seria bom se a mais jovens portugueses começassem a ler autores como José Saramago com a idade com que a Me começou…
E quanto ao facto de ter a capacidade de ler dois livros do mesmo autor ao mesmo tempo, essa é, sem dúvida, uma habilidade que não está ao alcance de todos!
Os meus parabéns por isso, e pelo excelente blog.
Saramago deixa-nos um enorme legado, do qual felizmente já tive a oportunidade de conhecer grande parte. Fiquei bastante triste com a notícia… Repito o que já escrevi no meu blog há uns tempos: goste-se ou não da pessoa, goste-se ou não da escrita (muitos dizem que não gostam só porque sim, porque nunca sequer se deram ao trabalho de ler), José Saramago era genial! Deu a Portugal um prémio maior, não propriamente o Nobel mas uma escrita única.
Uma perda enorme para todos nós…
Beijinhos
Não era fã.
Uma grande perda e ao mesmo tempo uma grande riqueza… a dos livros que nos deixou.
Agora até me arrepiei. Não sabia da notícia. Soube agora por ti. Agora que cheguei a casa, depois de um dia intenso de mais de 12 horas de trabalho, e alheada completamente da realidade. Que perda! 🙁
Por acaso não era o meu escritor favorito, mas era um dos…
Sem dúvida, um escritor extraordinário. Um Homem dotado de inteligência, sentido de justiça e humanidade. Tenho pena de não poder tê-lo conhecido, amava ter podido dizer-lhe o quanto o admiro.
Fica daqui o agradecimento.
Obrigada, José Saramago!