Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Não entendo o desleixo.

… porque não encontro motivos lógicos.

Falta de tempo? Acordem mais cedo!

Falta de motivação? Procurem-na em vós!

Falta de dinheiro? Desculpas!

Não se desleixem, tenham brio, orgulho próprio, vaidade! Depende de vocês e só de vocês!

Ah que são mães e os filhos, blá blá blá… Ah que têm mais com que se preocupar… Ah que não vale a pena… DESCULPAS!

Mais 5 minutos na cama??? Tenho tempo de estar deitada depois de morta!

Prefiro acordar cedíssimo (que acordo!) e sair de casa com o cabelo arranjado, maquilhada, cama feita e pequeno-almoço tomado SENTADA, do que a correr, em stress, de cabelo desalinhado e em jejum!

E este é só um instante do dia…

Preocupações??? Preocupações tem a minha mãe! E não sai de casa sem se olhar ao espelho, mãos arranjadas e rímel nas pestanas!

Não vale a pena??? Uma imagem vale mil palavras! E vivemos numa sociedade de imagens! Vale sempre a pena. Acima de tudo por nós próprias!

Portanto, não entendo o desleixo. Não entendo mesmo!

BTW, como durmo muito pouco, não compreendo quem abdica de minutos de vida para estar mais cinco minutos a dormir. Já pensaram que é isso que vão fazer para toda a eternidade??? A vida é um bem demasiado precioso para ser desperdiçado a dormir…

50 Discussions on
“Não entendo o desleixo.”
  • Não podia estar mais de acordo. Sou incapaz por menos tempo que tenha, de sair de casa sem estar maquilhada, penteada e "bem vestida". não consigo mesmo…Por mais que reclamem é assim que sou, e somos, o tempo arranja-se sempre, nem que para isso tenhamos que levantar 5 minutos(ou mais) cedo da cama. Ah e o pequeno almoço sempre sentadinha porque como dizem é a refeição mais importante do dia. A força de vontade existe em cada um do nós (não fosse eu Psicóloga, e sei que existe), por vezes tem é que procurada e descoberta para ser usada da melhor maneira e sempre a nosso favor.

  • No meu caso é mesmo preguiça, eu confesso:).
    Posso dizer que vim ter ao teu blog e a outros do mesmo género, ao procurar inspiração para me deixar de preguiça, pois o meu novo emprego não me permite desleixo. Assim, fiz guerra a ákguns hábitos que tinha, e agradeço-te por mais este post, que para mim, são palavras de grande ajuda.
    Beijinhos e continua a ser como és!

  • Bolas que isso atingiu-me como uma seta!

    Vá que ainda hoje fiz isso e aqui estou eu em total conflito com o espelho e com a minha consciência.

    Porque acima dou-te razão em cada palavrinha e acima de tudo gosto de mim portanto não convivo bem com estes meus pontuais desleixos matinais.

    Beiju

  • Isso são as desculpas, a verdade pode ser falta de amor-próprio e estima pessoal e isso não é assim tão fácil de se ultrapassar.
    Desculpa mas não concordo nada com a parte do soninho :), adoro dormir e apesar de até não dormir demasiado, a privação de sono cria-me uma personalidade repulsiva (tipo Jekyll e Hyde, lol). Dormir faz bem!!!!

  • Pois em certas situações terás razão… noutras, sinceramente acho que cada um saberá o que é da sua vida.

    Quanto à parte de dormir, só te posso dizer que quem dorme muito (como eu) é que sabe o quão importante é dormir. Se eu não dormir o suficiente (entenda-se para o meu caso) quase que passo a ser uma pessoa diferente.
    O meu N é como tu e por isso compreendo quem não precisa de dormir muito. Mas eu… ai eu preciso e muito… sou uma valente dorminhoca e sempre fui.

  • Não poderiam ter escrito melhor! Eu tb não entendo. Levanto-me mais cedo, tomo o pequeno almoço devagar, tomo banho, maquilho-me e trato do cabelo! E hoje falta de dinheiro já não é desculpa para não se andar arranjada: há tantos produtos de beleza e roupa mais em conta, sem deixar de ser elegante!

  • Então está explicado, porque é que hoje me pediram para sair do carro, mãos, cabelos, olhos e roupa todo perfeito, tudo arrumadinho!!!
    Adorei o post, tenho-te como exemplo, pela força, pela beleza, pela bela Mulher!!!
    De coração continua assim fantástica.
    Abraços repletos de força
    Sairaf

  • Olha…eu aqui tenho de discordar contigo na definição de desleixo.

    Eu não me maquilho diariamente (não gosto e pronto), não arranjo o cabelo (felizmente o meu cabelo é muito descomplicado) e às vezes não ando com as unhas pintadas. No entanto não me considero desleixada!! Ando arranjada mas à minha maneira 😉

    Quanto ao pequeno almoço…sim "invejo-te" 🙂

    Beijinhos pa ti e para a N.

  • Ora aí está. Não podia estar mais de acordo.

    És cá das minhas: acordar a tempo de poder arranjar-me convenientemente, enquanto ouço musica, para não começar o dia em stress. Tomar um bom pequeno almoço e abusar das doçarias já que é a melhor altura do dia para o fazer, sem que o que comemos vá directamente para o rabo e as ancas!

    Fazer a cama e sair de casa bem disposta. Sou assim e não consigo ser diferente.

    E não me venham com desculpas, é tudo uma questão de prioridades. Já "contagiei" algumas pessoas com estes meus hábitos e agora reconhecem que não há nada melhor.

    Para mim, é muito importante dormir as 8 horas, mas podemos sempre ir para a cama mais cedo 30 min. para acordarmos com esse tempinho para nós.

    De manha começa o dia Me, como quase sempre pensamos da mesma forma 🙂

    Um beijinho desta tua leitoa que gosta muito de ca vir.

  • Não posso deixar de discordar, por um simples motivo: as pessoas reagem de maneira diferente às adversidades. Pelo que vejo, és uma pessoa optimista por natureza, mas nem todos são assim. Há pessoas que se refugiam na solidão, perdem a vontade de cuidar de si mesmas e caem na depressão. Aliás um dos sintomas de depressão é mesmo deixar de ter a higiene diária. Se essas pessoas nem banho tomam, vão maquilhar-se, esticar o cabelo e pintar as unhas?
    Em relação ao dinheiro, também acredito que seja uma desculpa autêntica. Podem discordar, mas as pessoas que poderiam vir aqui contar as suas experiências nem Internet devem ter, nem PC! Enfim, só para dizer que tenho noção que fora deste mundo dos "afortunados" também há pessoas em condições miseráveis que não de podem dar ao luxo de dizer o mesmo que tu. Mas ainda bem que consegues 😉
    Bjs

  • É isso mesmo!
    Confesso que nos dias em que não arranjo o cabelo "como deve ser" penso sempre que foi porque tive mesmo que ficar aqueles 5m na cama… assumo. Mas concordo ctg! Antes dos outros olharem para nós, temos que ser nós a olhar no espelho antes de sair de casa, mesmo que seja carregada de miúdos!!!
    Bjsss cansados

  • Não podia concordar mais, às vezes apatece-me atirar isso à cara de certas pessoas! A única justificação que vejo é a falta de brio! Eu organizo-me de forma a deixar o máximo de coisas feitas na véspera: saco do gim arrumado, roupa escolhida (mais ou menos), acessórios a jeito, almoço pronto para levar…De manhã arranjo sempre o cabelo com o ferro de encaracolar, maquilho-me, puxo as orelhas à cama, enquanto o J. limpa a porcaria do cão, dá-lhe de comer, e prepara o nosso pequeno almoço, que geralmente comemos no carro pois não gostamos de comer logo que acordamos. As unhas geralmente arranjo ao fim de semana, de semana é um pouco mais complicado, só dá para retocar. A roupa é cara? Venham ter comigo e eu digo-vos onde comprar! Eu raramente gasto mais de 30€ numa peça de roupa, e por vezes até em sapatos! E há quem goste do meu estilo 😉

    Beijocas para ti e para a mana 🙂

  • Bolas agora tocaste no pontinho fraco…mas desde que escrevi o post sobre o assunto e a repreender-me a mim própria que ando a corrigir os meus desleixos!e acredita que ando muito mais contentinha!!

  • Tens toda a razão Me!!! Eu nem que seja para estar em casa, arranjo-me todos os dias! Ando sempre pintada e com a manicure bem feita e não desleixo na roupa nem que seja para limpar! Mas depois dizem que me sobra tempo para tudo isso…enfim…apenas aproveito o meu tempo para coisas que me fazem sentir bem, pois o meu dia tem 24H como o de toda a gente, agora à que se saber o que se fazer durante essas 24H que tem 1 dia!

    Sinto-te um pouco revoltada ultimamente 🙁 espero que a vida te volte a sorrir querida!

    Beijinhos

  • Ora bem, essa dos 5 min é para mim? LOL confesso que adoro a cama! digamos que não consigo manter o standard sempre no mesmo nível e há coisas que dependem também do humor de cada uma de nós! Não ando de salto alto todos os dias, mas igualmente giraça de sapatilhas, não me maquilho todos os dias mas igualmente bela! Há muita coisa que vem de cá de dentro! E disso não tenho dúvidas! Sinceramente admiro quem consiga sair de casa sempre a 100%, eu tento!
    E já agora essa da cama? também é para mim? Ai dasse! LOL Não gosto de fazer a cama antes de sair! Alguém a faz por mim depois! 😉

  • Olá. Acho que alguém com falta de dinheiro tem tantos problemas que tem mais com que se preocupar…para além da falta de motivação,é claro! Eu falo por mim… se estiver simplesmente aborrecida com alguma coisa quero lá saber de maquilhagens e de cabelos!
    (e eu até gosto dessas coisas!)

    E quem me tirar esses 5 minutinhos a mais na cama de manhã, tira-me tudo!!!
    Bjs*

  • Olá Me,
    ainda hoje falava disto com o meu marido porque levantei-me mais cedo e sobrou tempo e soube bem fazer tudo sem pressas e eu adoro dormir,
    mas tudo o que escreveste fez-me pensar.
    beijinho

  • Aqui está um post excelente, acho que vai fazer muita gente pensar.
    Ora eu tenho de sair todos os dias da cama ás 7horas e levo 40 minutos para me preparar e isso inclui fazer a cama, vestir-me, maquilhagem, cabelo e pequeno almoço. Depois toca a fazer uma viagem de 35 minutos até ao trabalho. Mas tambem não são raros os dias em que as 22h estou a pintar as unhas ou a secar o cabelo.
    Actualmente á roupa de todo o preço e não temos de estar sempre a comprar roupa nova para estarmos giras. A roupa classica é por isso um bom investimento.

  • Uma boa organização no tempo que temos faz milagres! Adoro ficar na cama, dado que nos últimos meses dormir um pouco mais é mentira, mas o meu dia começa melhor quando me levanto mais cedo nem que seja 5 minutos. Abrir as janelas, tomar o pequeno-almoço, arranjar-me…temos tempo para tudo mas vai na personalidade de cada um e na motivação!

  • Eu concordo com muitas das coisas que disseste, e contra mim falo. Sei que preciso de mudar nesse aspecto e aprender a rentabilizar melhor o tempo. Por exemplo, preciso de ser capaz de ir para a cama antes da meia-noite.
    Quanto às horas de sono, para mim são essenciais. Admiro imenso as pessoas que não precisam de dormir muito, mas esse não é o meu caso.

    Relativamente ao desleixo, hmmm… sinto-me bem com o meu aspecto no dia-a-dia, e não costumo maquilhar-me. Quanto ao cabelo, tenho a sorte (tal como a ana benfica) de precisar de fazer muito pouco para ele andar bem.

  • Resta só dizer que o extremo oposto, ou seja, uma pessoa que põe o seu valor todo em estar impecável e sente-se miserável quando não está, também não me parece nada saudável.

    Ter brio com a aparência porque faz bem, e não porque se não estiver nos trinques não sou ninguém, portanto.

  • Oh pah, tás cheia de razão! Preciso é de um despertador que me diga isso tudo ao acordar de cada vez que ficar preguiçosa… e tenho um senão, o meu cabelo é um stress pois tem volume, encaracola e friza grrrrrrrrrrrrrrrrr
    Decidi este mês que vou valorizar-me mais e programar os meus dia de maneira a ter tempo para mim, senão qq dia, olho pro lado e o men já me trocou…

    Bjokas

  • Oh Me, obrigada!! Faço estas perguntas tantas vezes a mim mesma, que ficar a saber q há quem pense igual já me deixa mais descansada. Começava a achar-me um ET por pensar exactamente assim!!

    Tambem não consigo compreender as pessoas que não têm o minimo de cuidado com elas próprias. Ja nem falo em maquilhagem, mas pelo menos bem arranjadas e penteadas. E confesso que tb me faz muita confusao quem dorme, e dorme e esta sempre com sono, e aquelas q põem o despertador 30 minutos antes da hora de se levantarem para depois estarem ali, de 10 em 10 minutos com o despertador a tocar… isso então põe-me doida,não consigo compreender, acho pura perda de tempo, nem dormem, nem se levantam mais cedo….

    Beijinhos

  • Ora como hei-de explicar isto?! Eu raramente me maquilho, não ando de unhas pintadas (já andei), saio de casa muitas vezes com o cabelo simplesmente amarrado e, no entanto, não me considero desleixada! Se já me arranjei mais? Já. Se já tive mais cuidados com a minha aparência? Já. Muitos mais. No entanto a verdade é que a vida muda e sim, faço parte, da "sou mãe de filhos", neste caso uma filha que, acredites ou não, me rouba o tempo todo e aquele que sobra tenho de usá-lo noutras coisas sem ser a arranjar-me. Não é desleixo, nem preguiça. São prioridades. Agora se me perguntares se gostava de andar sp com as unhas pintadas e o cabelo super arranjado eu diria logo que sim! Mas com a profissão que tenho, com os horários que tenho e com uma filha, a verdade é que não ando como gostaria! agora em relação ao desleixo tb concordo contigo, não o compreendo. Mas para mim desleixadas são as mulheres que se deixam engordar, que andam porcas e de fato treino todos os dias. Isso sim, é ser desleixada.
    Em relação à tua forma de estar na vida, fazes mt bem e pensas mt bem! É importante a auto estima e a imagem vale muito, sem dúvida. Acima de td é importante estarmos bem com nós próprias.
    Bjinhos e td de bom para a tua irmã. Força.

  • Raquel, muitas vezes trata-se da fisiologia das pessoas. E isso nem sempre pode ser controlado.
    É quase como se eu dissesse que me põe doida ver pessoas com cabelos difíceis de tratar ou com demasiados pêlos no corpo. Também são coisas que nos fazem perder tempo, mas nascemos assim e nem sempre podemos solucionar o problema só porque temos força de vontade.

  • Eu acho que há muitas mulheres que pensam que andarem arranjadas é sinónimo de perderem horas a pentear-se, maquilhar-se ou terem que gastar muito dinheiro em roupas, sapatos e malas. Não é.
    Todas as manhãs antes de sair de casa gosto de olhar no espelho e sentir-me bonita. Perco menos de 5 minutos a espalhar uma base, blush, sombra, rimmel e um balsamo nos lábios. E isso já faz uma grande diferença.

    Não é preciso ser-se uma top model para se estar bem, não é preciso perder horas e muito € para se estar bonita.

    Basta perder só um bocadinho a tratar de nós, e uns simples cuidados com a nossa aparência podem fazer milagres na nossa auto-estima.

  • Bem … este post fez-me pensar … muito!
    Em teoria acho que tens razão, mas as situações da vida não são iguais para todos, nem se mantêm iguais ao longo da mesma.
    Sou mãe de 3 crianças, sem apoio familiar num raio de 60km e sem possibilidade de ter quem me ajude (contra pagamento de um salário) nas lides domésticas. Trabalho se, horário de entrada nem saída, levo sempre trabalho para casa … Sou arqueóloga, logo os dias tanto são passadas em reuniões e investigação, ou a tratar graficamente a informação recolhida nos trabalhos de campo, como em obra/escavação, entre pó, andaimes, retroescavadoras, … maquilhagem e saltos altos??? Unhas pintadas a combinar com botas de sola e biqueira de aço? Cabelo arranjado para enfiar todo o dia sob o capacete?
    Bem, não me considero desleixada, mesmo assim … ando limpa e com roupa prática coordenada. O cabelo é totalmente liso o que ajuda, ou então anda apanhado.
    E os 5 min na cama de manhã, depois de 345 vezes a levantar porque "quero a chupetinha", "quero leitinho", "tenho frio", qero mimo e etc, fazem milagres na hora de ganhar força para começar um novo dia…

    É esse o problema e o perigo das generalizações … torno a dizer: em teoria e com estilo de vida que o permita, concordo plenamente contigo
    beijos bons e fortes de quem gosta muito de te ler/ver

  • Quem me dera ser mais como tu nesse aspecto! Eu se puder ficar mais 5 minutos na cama fico. Posso não tomar sempre um pequeno almoço decente (shame on me) mas também me recuso sair de casa descabelada e mal arranjada… Agora a cama é mesmo o meu ponto fraco!

  • Engraçado, aos 25 anos pensava assim! Passava 3 dias sem dormir para andar na diversão, dormia 5/6 horas por noite, porque achava que dormir era uma perda de tempo. Hoje, aos 27 quase 28, muito sinceramente, considero que dormir é precioso, faz bem a tudo, principalmente ao cerebro (que depois de dormir tantos anos, tão pouco tempo não é nem de longe o que já foi)! Podem chamar-me velha, mas é assim que penso. Dormir pouco tempo??? Só quando o meu feijãozinho BlueEyes nascer! E porqu vai ter que ser! Quanto mais tempo na caminha, melhor!

  • Eu também não percebo… mas a parte do peq almoço às vezes tem que ser no caminho! É que me deito sp tarde e acordo às 6:00, e acordar mais cedo seria anedótico… além de que não aguentaria! Eu preciso de um mínimo de horas de sono, tenho que estar sp alerta e atenta no hospital… dá jeito, digo eu!

    Kiss*

  • Ai Me, não precisas ser tão directa! lol Isto é para mim? LOL

    Eu adoro dormir, gostava de gostar menos, se é que me entendes. Acho sempre que precisava de mais uma ou duas horinhas de sono.
    De qualquer forma, como passo grande parte da minha vida enfiada numa farda e cabelo apanhado, não me preocupo muito com o que visto durante os 15 minutos de caminho entre a casa e o hospital. Nos restos dos dias, 1 por semana, se sair de casa, cuido-me mais, claro!
    Cuido sempre do meu rosto/corpo de manhã e à noite e saio de casa sempre com um pouco de maquiagem (base e blush) para um ar mais saudável, às vezes coloco rímel. E cheirosa, sempre cheirosa!

    Agora tem a ver sim com a auto-estima e a minha ultimamente anda em baixo. Foi-se com a vinda destes 5 ou 6 kilitos, que andam aqui a fazerem-me sentir menos bonita 🙁

    Obrigada pelo post. Faz-nos sempre abrir os olhos. E tu, tu és uma elegância que só, irradias amor próprio e isso é maravilhoso. Quando nos sentimos assim, podemos (quase) tudo.
    Beijos.

  • um dia, quando for grande, vou ser como tu! poderosa e positivíssima 🙂

    olha, e ter de andar 10 e 15 minutos, antes de dp do comboio, pr lá e pr cá, o q faz 50 min diários em calçada portuguesa – esta é uma boa desculpa? é q sem sapatinhos lindos dá-me muito menos vontade de arranjar o resto 🙂

  • Um tema polémico, na minha opinião. Porque cada caso é um caso. Eu não durmo NUNCA mais de 8horas, sendo mais as vezes que durmo bem menos, inclusivé fins de semana. Não é falta de dinheiro (felizmente), não é falta de motivação, é memso só falta de tempo. Muitas vezes saio de casa sem tomar pequeno almoço, quanto mais secar o cabelo! 🙂 óbvio que só é assim devido ao ritmo de vida que escolhi, mas acredito que como eu também haja muitas outras pessoas que não conseguem sair sempre "bem arranjadas" de casa. Os dias em que consigo, são os que eu considero bons ou mais calmos 🙂

  • Olá Me,

    Não sei se vais publicar este comentário, mas é a minha opinião e vale o que vale.
    Pelo que leio no teu blog, não tens filhos, nem sequer animais de estimação, por isso é que falas assim. Desculpa a franqueza.
    Imagina quem tem filhos ( 3 no meu caso ), tinha que me levantar às 3 da manhã, para lhes dar de comer, vestir e as coisas inerentes às crianças que de manhã a minha casa parece um manicómio.
    Mais um cão que o meu marido leva à rua, senão imagina a minha vida que trabalho, como operadora de caixa numa frutaria, tenho uma folga durante a semana ( hoje ), e consigo vir cuscar à internet os blogs que gosto.
    Mais cuidar da casa ( tu tens empregada ), mais ganhar pouquíssimo ( não me parece ser o teu caso ), não tenho dinheiro ( não chega ), para comprar as roupas bonitas que tu tens. Isso tudo é muito bom, tenho uma inveja saudável de ti , mas a realidade da maioria das pessoas não é a tua.
    Eu mal tenho tempo para me coçar quanto mais me pintar e arranjar as unhas.

  • Olá,

    Ando por cá há já alguns meses e é a primeira vez que discordo de um post teu, não porque não gostasse de fazer tudo isso, ou porque te inveje, mas apenas porque o que é válido para ti não quer dizer que o seja para a pessoa que vive ao teu lado.
    Coloca-te no lugar de uma pessoa que se levanta todos os dias às 05:40 para entrar às 08h no emprego,sim, 05:40h porque não tem carro para se deslocar e tem de ir de transportes e a pé para o trabalho, claro que poderia dormir mais 15 ou 20 minutinhos não fosse o caso de tomar banho de manhã. A isto acrescenta o facto dessa pessoa como toda a gente ter milhentas contas para pagar, tipo casa, água, luz e alimentação sendo que o que ganha não chega aos 600 euros e a tudo isto acrescenta o facto de essa pessoa por razões que não dependem da sua vontade mas sim de contingências físicas não se conseguir maquilhar o que dirá pintar as unhas!
    Por tudo isto achas que ainda assim se justifica o teu post?
    Gosto do blog e de um modo geral concordo contigo, sou optimista por natureza, gosto bastante de mim e sim tento arranjar-me o mais possível´, só que quem o não o faz, muitas vezes só não o faz mesmo porque a vida não lhe permite. Não devemos estereotipar.

    Beijocas.

  • Ora cá está um dos exemplos que falava, o comentário da Anabela ilustra bastante o que disse
    E atenção, eu não tenho casa para cuidar, não tenho filhos, não moro com o namorado…Mas vejo para além do meu mundo 😉
    Bjs!

  • Olá! Cheguei hoje ao teu blog através da Sarokas. Lamento imenso o que estão a passar e desejo-vos muita força e coragem… (não sei mesmo que mais dizer).

    Quanto a este post… Percebo que não entendas o desleixo, mas acredito (embora não o deseje, de todo, que um dia o entenderás). Depois de passar meses em que não dormia mais de duas horas por causa da barrigona de grávida (+ contracções, + dores, + comichões, + etc.), chegam as noites sem dormir por causa da filha: acordar, dar de mamar, fazer biberões, mudar fraldas, cantar musiquinhas, dar banho, alimentar, fazer cócegas, acalmar, fazer papas, sopas, chás, ferver água, mudar roupa, limpar, aspirar a casa, fazer o almoço, fazer o jantar, passar a ferro, passar tempo com o marido… Estou tão cansada que mal me vejo ao espelho, mal vejo as pessoas à minha volta, esqueço-me de consultas, do que comi ontem, de aniversários, de coisas que o marido me pede para fazer, de coisas que a minha mãe me diz. Tão cansada que quando o despertador toca tenho vontade de chorar, de tanto querer dormir. Tão cansada que cheguei a adormecer no banho e à mesa. Tão cansada, mas tão cansada… que nem que me quisesse maquilhar conseguia! Agora a Morgana tem 5 meses, as coisas melhoram a pouco e pouco, e já consigo arranjar-nos em menos tempo (até agora era impensável arranjar-nos em menos de duas horas) e fazer com que ela se entretenha sozinha enquanto cuido de mim! Querer dormir mais 5 minutos quando se está nesta posição não é preguiça… é desespero! 😉

    Um abraço apertado*

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.