Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Sobre o conforto

Confesso que falar sobre o que não sei é coisa que me faz confusão. Não gosto. Da mesma maneira, evito criticar ou comentar negativamente aquilo que desconheço ou que tão só e apenas vai contra o que penso.
É óbvio que gosto de opinar. Atirar balelas para o ar. Divagar. É óbvio que sim. Sou humana e parece-me que essa será mais uma característica inerente ao ser humano. Faço-o diariamente. Por aqui e fora daqui.
No entanto, aquilo que me faz comichão é a existência de pessoas que assumem a sua opinião como a correcta, como a verdadeira, como a única, não havendo espaço para outras.
E, no que toca ao conforto, isso faz-me particular confusão. Tão só e apenas porque a noção de conforto é qualquer coisa de muito íntimo. Muito meu. E de mais ninguém.
O espaço em que me sinto confortável, as pessoas que me deixam confortáveis, os objectos que considero confortáveis… o conforto assume uma perspectiva única para mim. A minha. Que não pode, de todo, ser igual à do vizinho do lado.
Por exemplo, aqui a je, acha os chinelitos de dedo muito desconfortáveis. E, no entanto, existe um sem número de pessoas que anseiam a chegada do Verão para poder pôr o pézinho no chinelo. Fará sentido colocar em causa o conforto dessas pessoas só porque para mim são desconfortáveis? Não! De todo! Nos momentos em que se discute conforto e pés (habitualmente quando uma senhora usa sapatos com saltos de 12 cm) recordo-me sempre de um episódio do House em que supostamente não contratou uma fulana porque trazia uns saltos agulha que seriam desconfortáveis e, portanto, a dita, seria vá! fraquinha da tola por se sujeitar a tal. Para mim, são mais desconfortáveis umas cunhas (que todas as mulheres adoram pelo conforto) porque fiz uma bela de uma ruptura de ligamentos há uns anos, sendo por isso a utilização de sapatos com cunhas um verdadeiro martírio! Ou seja, até em coisas tão fúteis como sapatos, não devem ser feitas generalizações!
Outro objecto de que não abdico pelo conforto, é alvo de discussão precisamente pelo oposto: meias de liga. E não, não estou a falar da utilização de cintos de liga todos os dias, até porque aquelas meias da DIM com barra de silicone são mais que perfeitas e dispensam a utilização de cintos. A maioria das pessoas acham que estas meias são desconfortáveis. Pois eu abomino collants, sejam de cintura subida, descaída, whatever… sobem-me até às mamas, escorregam pelas pernas, o elástico é incomodativo e enrola-se todo, fazem-me comichão nas coxas e o diabo a sete! Meias de liga sempre!
E acho que poderia continuar a enumerar diversos objectos que para mim são confortáveis e para outras pessoas não.
Assim, parece-me um excelente exercício, no que toca ao conforto e, principalmente, em outras coisas bem mais importantes, experimentarmos o outro lado. Colocarmos-nos da outra banda. E não assumirmos a nossa opinião, as nossas crenças, as nossas ideias, como verdade única.

18 Discussions on
“Sobre o conforto”
  • Ouve, adorei este texto haha!

    É que aqui a je também abomina cunhas e detesta collants (mas a descrição que fizeste deles foi -no mínimo- hilariante!)!

    Vivam as meias de liga com barra de silicone!
    Gosto das Dim e das Falke (só lamento o preço astronómico das últimas…).

    Ah! Mas gosto de havaianas para a praia 🙂

    Zizz**

  • A questão de conforto é como a comida!! O que tu gostas posso eu não apreciar ou até odiar mesmo!! São coisas muito relativas. Para mim os tacões não são confortáveis pois não me habituei a eles desde cedo. Mas por outro lado também não acho que sabrinas sejam confortáveis, pois também já sinto o chão todo! Tal como tudo, também se deve respeitar as noções de conforto pois diferem de pessoa para pessoa!! Por isso acho que escreves muito bem! Se calhar de tudo o que te referes eu não considero confortável!! Por exemplo, até as tangas!! Não as achava confortáveis mas se começar a usar mais e mais a coisa muda de figura, e se calhar agora até tenho imensas 🙂
    Beijinhos

  • Aqui entra a minha máxima: O que é importante para mim pode não o ser para ti.

    Eu cá até sou daquelas que parte os pés com havaianas. Sério, parti o pé direito enquanto andava com a minhas queridas havaianas.

  • Ter conforto é relativo. Depende de pessoa para pessoa. E como disseste e bem, cada pessoa terá sua própria noção de conforto, por mais absurda que pareça para outras.Bs

  • Sem Dúvida, concordo em absoluto. Se todos gostassemos de amarelo o que seria do mundo?!? Mas existem por aí mtas pessoas que teimam em afirmar que o que elas têm e gostam é que é bom!! O que é maravilhoso p mim pode ser horrendo para ti e vice-versa. Tb se pode dar o caso de termos uma ideia pré concebida de que não gostava de algo e depois afinal por este ou por aquele motivo mudarmos de opinião. Ai e tal dizias que não gostavas mas afinal!!! E então mudar de opinião é um acto de evolução!! Não está o mundo em constante mudança e não estamos nós a aprender todos os dias?!?! Quando as meias de liga e saltos, sou fã de ambas. Tenho que usar obrigatóriamente farda à 5 anos a esta parte e c meia de liga e saltos, SEMPRE!! Se podia usar sabrinas e collants? Poder, podia mas não era a mesma coisa. Parabéns pelo blog. À algum tempo que sigo diariamente e gosto do que aqui dizes.

  • Meias de liga a mim é que escorregam por entre as pernas… e oh que não é de serem magrinhas. 😛 Quanto aos collants, são detestáveis. Prefiro usar só quando visto calções de inverno, caso contrário opto por meias de liga. Não por ser sexy, mas para evitar ter de vestir outras cuecas por cima das meias collant. lol

  • Concordo com a tua opinião geral do post, de facto cada um sabe de si no que diz respeito ao conforto e, portanto, não devemos generalizar.

    Relativamente às collants estou completamente de acordo!! Não acho minimamente confortáveis, prefiro mil vezes as meias de liga 😉

  • Também concordo.Eu por exemplo, prefiro cunhas a salto alto porque acho mais confortável para andar,se bem que uso os dois desde que não sejam muito altos, mas prefiro sabrinas já a minha irmã nada que não seja alto não é confortável, diz que tem dores com as rasteiras como eu tenho com os altos…logo toda a gente tem o seu conforto de frma diferente.
    beijinhos*

  • A noção de conforto é como os nossos documentos pessoais, pessoal e intransmissível! O que é confortável para mim, certamente não será confortável para outras pessoas. Mas ainda bem que não gostamos todos das mesmas coisas.

    Beijoo***

  • hello, mais uma vez parabens pelo post.
    obvio que como homem adoro ver a minha mulher de salto alto e meia liga é sempre mais sensual. já agora de que marca é essas meia que compras ? gosto da cor que ficam na perna.
    gracias, fica bem

  • Adoro os chinelos de meter o dedo e qualquer sapato que tenha cunha me dá muito conforto e isto do conforto ou bem estar, é mesmo muito relativo e ninguém pode crucificar por isso.
    Concordo plenamente mas aqueles botinhas do post acima também mandava vir umas, que são um must, mas manda vir em preto para mim.

  • Conseguis-te transmitir a ideia. E claro que tenho de concordar contigo, penso exactamente da mesma maneira. Cada qual é uma entidade, um individuo. E gostos e opiniões diferem. Tão simples quanto isso.
    *

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.